O Grupo de moda Soma (SOMA3) atingiu um lucro líquido ajustado de R$ 77,6 milhões no terceiro trimestre de 2021 (3T21), sendo uma forte alta de 256% em relação ao mesmo período de 2020, segundo o relatório de resultados divulgado em 11 de novembro.

Segundo o relatório, o lucro líquido ajustado acumulado nos nove primeiros meses de 2021 (9M21) foi de R$ 151,9 milhões, assim revertendo o prejuízo de R$ 5,8 milhões obtido entre os meses de janeiro a setembro de 2020.

O Grupo Soma destacou que os ótimos resultados financeiros são reflexos de avanço das operações com a redução do isolamento social da pandemia da covid-19, que trouxe alívio às lojas físicas. Segundo a empresa, em 2021 foi possível captar novos clientes, bem como recuperar os inativos durante o maior nível de vacinação no país.

Varejo físico avança 194%

A receita líquida ajustada no terceiro trimestre (3T21) atingiu R$ 560,4 milhões, sendo um resultado 95,9% maior quando comparado com o mesmo período de 2020.

O destaque de varejo é nas vendas das lojas físicas que totalizaram R$ 491,7 milhões no 3T21, o que representa um aumento de 194,6% frente ao 3T de 2020, e ainda de 35,5% em relação ao 3º trimestre de 2019, período pré-pandemia.

Por sua vez, o canal digital também foi essencial ao faturamento do grupo de moda nos últimos meses, fechando o 3T21 com receita de R$ 209,5 milhões com alta anual de 22,9%, segundo o relatório de resultados divulgado.

Em meio à volta das lojas físicas e ao avanço do e-commerce, a base de clientes do Grupo Soma chegou a 1,3 milhão de clientes ativos na linha física no 3T21, sendo um crescimento de 20% na comparação anual. Contando com os clientes da Hering, a base é de 4,7 milhões de pessoas.

Por sua vez, o indicador SSS, que traz as vendas nas mesmas lojas, tanto físicas quanto digitais no caso do Grupo Soma, atingiu 50,5% acima do 3T20, e 53,2% frente ao 3º trimestre de 2019.

Outros destaques do 3T21

Segundo o relatório divulgado, o ebitda ajustado do Grupo Soma totalizou R$ 112,8 milhões no terceiro trimestre de 2021, representando uma forte alta de 516,4% em relação aos meses de julho a setembro de 2020. Nesse intervalo, a margem do ebitda ajustado cresceu 13,7 pontos percentuais, de 6,4 para 20,1%. Veja abaixo os destaques dos reultados financeiros:

Créditos: Reprodução/RI Grupo Soma.
Créditos: Reprodução/RI Grupo Soma.

Destaques da Hering

Após a combinação de negócios entre a Hering e o Grupo Soma, ambas companhias apresentaram resultados positivos, considerando também a recuperação do varejo físico. Segundo o relatório divulgado, a Hering teve uma receita bruta de R$ 462,8 milhões no 3T21, sendo uma alta de 52,7% em relação ao mesmo período de 2020.

O destaque é da marca Hering Intimates que gerou uma receita bruta de R$ 18,9 milhões no 3T21; crescimento de 58,8% frente ao 3º trimestre de 2020.

Segundo o relatório, o faturamento da Hering com as as vendas digitais foi de R$ 49,5 milhões, resultado 160% maior frente ao período pré-pandemia. Com a recuperação sanitária, as lojas físicas venderam R$ 89,7 milhões em produtos no 3T21, sendo uma alta de 83,8% na comparação com o 3T20.

- Veja o relatório de resultados na íntegra.

Cotação do Grupo Soma - SOMA3

As ações do Grupo Soma (SOMA3) tiveram uma alta de quase 5% na bolsa de valores brasileira durante o terceiro trimestre (3T21). Antes, entre abril e julho, a SOMA3 saiu de cerca de R$ 12,30 para R$ 20,20 em disparo de 63,61%.

Até às 12h32 min desta terça-feira, 16 de novembro, a SOMA3 estava sendo negociada a uma cotação de R$ 14,80 com uma queda de 3,65%.