O Magazine Luiza (MGLU3) teve um lucro líquido ajustado de R$ 22,6 milhões no 3º trimestre de 2021 (3T21). Em suma, o resultado representa uma queda de 89,5%, em comparação ao mesmo período de 2020.

Apesar disso, as vendas do Magazine Luiza cresceram 12%, para R$ 13,8 bilhões. As informações foram divulgadas pela empresa na última quinta-feira, 11 de novembro, compondo a atual temporada de resultados trimestrais. Abaixo, confira todos os detalhes.

Resultados financeiros Magazine Luiza

O Magazine Luiza teve um lucro líquido ajustado de R$ 22,6 milhões. O valor, representa uma queda de 89,5% em relação aos R$ 215,9 milhões do 3T20. Por outro lado, ao considerar os ganhos líquidos não recorrentes, o lucro líquido foi de R$ 143,5 milhões. O resultado é 30,3% menor frente ao 3T20, quando o resultado foi de R$ 206 milhões.

Com relação ao Ebitda ajustado, o mesmo chegou a R$ 351 milhões no 3T21. E assim, demonstra uma queda de 37,5% na comparação com o 3T20, quando o índice foi de R$ 561,2 milhões. Em suma, a companhia explica a redução em seu rendimento, por conta do menor volume nas vendas em lojas físicas.

No 3T21, as vendas totais, compostas pelas lojas físicas, e-commerce com estoque próprio (1P) e marketplace (3P) aumentaram 12%, para R$ 13,8 bilhões. O resultado é reflexo do aumento de 22% no e-commerce total. Entretanto, houve uma queda de 8% nas lojas físicas. O e-commerce atingiu R$ 10 bilhões pela 1ª vez e correspondeu a 72,46% das vendas totais.

A redução da margem bruta e a elevação das despesas em relação à receita líquida, influenciaram a margem Ebitda ajustada. Ela passou de 6,8% no 3T20, para 4,1% no 3T21, uma baixa de 2,7 pontos percentuais, explicou a companhia.

Ademais, a margem bruta ajustada foi de 24,7%, uma diminuição de 1,5 ponto percentual, quando comparada ao 3T20, teve como principal reflexo, a maior participação do e-commerce nas vendas totais. Além disso, o aumento da inflação no custo das mercadorias vendidas também comprometeu o resultado.

Enquanto isso, o percentual das despesas operacionais ajustadas em relação à receita líquida foi de 20,6% no 3T21. O resultado mostra um aumento de 1,1 ponto percentual na comparação com o 3T20, por conta da menor diluição das despesas nas lojas físicas, e a elevação das despesas de marketing no e-commerce.

A companhia diz que "Vale destacar que em relação às vendas totais, ou seja, incluindo o marketplace, as despesas representaram 13,2%, uma redução de 0,4 ponto percentual em relação ao 3T20".

Ademais, a geração de caixa operacional do Magazine Luiza foi de R$ 221,8 milhões. O resultado teve a influencia dos resultados positivos e da variação do capital de giro. Nos últimos 12 meses, o fluxo de caixa das operações, foi de R$ 219,5 milhões. No mês de setembro, a posição de caixa líquido ajustado foi de R$ 6,8 bilhões, e a posição total de caixa ajustado, foi de R$ 9,1 bilhões.

Já no segmento de fintech, o volume total de transações processadas (TPV) ultrapassou R$ 18,5 bilhões no 3T21, o que representa um aumento de 98,5%. Em setembro, a base de cartões de crédito chegou a 6,6 milhões de cartões. Sendo assim, houve um crescimento de 33,3% na comparação com o 3T20.

Por fim, o faturamento de cartão de crédito aumentou 47,3% no 3T21. Dessa forma, chegou a R$ 10,9 bilhões no 3T21, e a carteira de cartão de crédito chegou a R$15,1 bilhões ao final do 3T21. No mês de setembro, o MagaluPay chegou a 4 milhões de contas abertas, por conta da campanha de "Cashback do Milhão".

Cotação do Magazine Luiza (MGLU3)

A ação do Magazine Luiza (MGLU3) iniciou o 3T21 cotada a R$ 20,67. Durante a maior parte do tempo, as ações da companhia se mantiveram abaixo dos R$ 21. A alta mais acentuada foi em 16 de julho ao custar R$ 23,90. Ao final do trimestre, a empresa encerrou em R$ 14,34.

No pregão desta sexta-feira (12), a ação está cotada a R$ 11,45. E assim, acumula uma alta de 5,92% em novembro, e uma redução de 54,06% em 2021.