A Taxa de Custódia do Tesouro Direto é o valor cobrado pela prestadora de serviços da bolsa (B3) que faz a custódia dos títulos do tesouro do investidor. Em julho, a B3 (Bolsa de Valores brasileira) continua cobrando 0,25% ao ano pela manutenção dos títulos públicos, isso para prestar serviços administrativos relativos às contas dos investidores pessoa física. Estes serviços envolvem os cadastros, atualizações de saldos e retiradas, por exemplo.

Assim, a cada 6 meses essa taxa é descontada do montante existente, cuja cobrança ocorre geralmente no primeiro dia útil de janeiro e/ou de junho com débito automática do saldo. Vale lembrar que a taxa de custódia também é cobrada se o dinheiro for retirado do tesouro antes do tempo estabelecido.

Além do mais, o investidor deve se atentar para o fato de que algumas corretoras também cobram taxa de custódia para manutenção das contas digitais. Felizmente há várias que não cobram taxa alguma, como a Rico e a Clear, por exemplo.

Entre os pontos relevantes ao analisar antes de optar por comprar títulos públicos no TD, estão a seguridade em se investir no Tesouro, já que quem organiza tudo é o governo; a boa rentabilidade, que varia de acordo com a opção de investimento (sendo mais alta do que a da poupança); e a possibilidade de entrar no mercado financeiro com pouquíssimo dinheiro.

Sobre o Tesouro Direto

Foi criado em 2002 pelo Tesouro Nacional, em parceria com a Bolsa Brasil Balcão (B3), para colocar títulos públicos federais a disposição de toda a população que tenha interesse em comprá-los.

Indicado para os investidores iniciantes, aos que desejam formar uma reserva de emergência e/ou àqueles que desejam cumprir algum objetivo (aposentadoria, compra de imóveis e etc.), Tesouro Direto destaca-se por ser seguro, ter garantia de lucros e por defender a democracia financeira no Brasil; com seus títulos a partir de R$ 30,00.

Vale ressaltar que a B3 sempre cobrará essa taxa de custódia, já as corretoras de investimento, no entanto, podem ou não optar por taxar o investidor.

- Simule qual a rentabilidade atual do Tesouro Direto