As contas poupança oferecem segurança e o seu nome pode estar negativado para adquiri-la, e é uma das formas mais recomendadas de guardar dinheiro. Está pensando em abrir uma Conta Poupança? Então continue esse artigo e conheça um pouco mais sobre a Poupança da Caixa.

Tipos de Conta Poupança da Caixa

A Caixa Econômica Federal possui algumas opções bem interessantes, nas quais são:

Poupança Comum

Nessa modalidade, não há necessidade de ser correntista no banco para abrir essa conta. É recomendada para aqueles que pretendem começar a guardar dinheiro na poupança agora.

Poupança Simplificada

Esse tipo de poupança pode ser aberta em qualquer uma das Unidades Lotéricas e correspondentes Caixa, tendo um limite de R$3 mil para depósitos. O limite só pode ser retirado em uma agência Caixa, e para realizar essa alteração você tem que estar com seus documentos pessoais e um comprovante de residência.

Poupança Integrada

A poupança integrada é a conta poupança na qual é aberta assim que o cliente abre uma conta corrente na Caixa. Com ela, é possível realizar aplicações e resgates utilizando a conta corrente.

Poupança conjunta

A conta conjunta pode ser aberta inicialmente por duas pessoas acima de 18 anos, basta que ambos tenham todos os documentos necessários em mãos, nos quais são: documento de identificação, comprovante de residência, CPF e comprovante de renda.

A conta poupança conjunta ajuda na administração, transparência e planejamentos das duas pessoas que iniciaram abriram a conta poupança, e pode ser um casal, amigos, familiares, etc.

Dependendo da instituição na qual você abrir a conta, terá que escolher entre os dois tipos de conta poupança conjunta: uma conta solidário, ou simples.

Conta solidária

Ambos os titulares podem movimentar o valor em conta individualmente. Ou seja, qualquer valor que estiver em conta poderá ser gasto, retirado ou transferido, sem a aprovação do outro titular envolvido.

Conta poupança simples

Nela, é necessário a aprovação dos dois envolvidos na abertura da conta para realizar movimentações, saques, ou transações com o dinheiro da conta. Isso ajuda a precaver os envolvidos em caso de desentendimentos ou imprevistos, limitando a liberdade individual para manipular os valores em conta.

Rendimento mensal na Poupança da Caixa

O cálculo realizado é baseado na taxa SELIC, sendo que, quando a mesma está igual ou menor que 8,5% ao ano, o rendimento da Poupança é de 70% desta taxa mais a TR (taxa referencial).

Abertura de conta poupança

Não há um valor mínimo, porém, a conta não pode ficar com saldo zero e sem movimentação no período de 180 dias, pois será encerrada automaticamente. Além disso, a poupança da Caixa é totalmente isenta de tributos.

Não é possível abrir uma Conta Poupança pela Internet ou telefone. Apenas em nas Agências Caixa e Correspondentes Caixa Aqui.

Desbloqueio de cartão

Basta realizar a primeira transação em um caixa eletrônico que o cartão é desbloqueado automaticamente, apenas é necessário usar a senha que foi cadastrada na abertura da conta.​

Serviços

No pacote básico, que envolve a abertura de Conta Poupança, a Caixa oferece: quatro saques por mês no caixa eletrônico ou no atendimento do banco, duas transferências por mês para outra conta na Caixa (para DOC e TED, verificar as taxas cobradas pelo banco), dois extratos mensais que constam as movimentações da conta nos últimos 30 dias, desde que você esteja e pelo menos um mês sem movimentar a conta. Caso contrário, esses extratos são cobrados, consultas gratuitas e ilimitadas pela internet, um cartão para realizar movimentações na conta.

Afinal, a poupança vale a pena?

A conta poupança é indicada para os clientes que têm uma reserva financeira e busca uma forma segura de manter seu patrimônio até uma data específica. A poupança da Caixa e de outras financeiras não devem ser vistas como instrumento de investimento e alta rentabilidade, até porque existem outras formas de investimentos.