O Magazine Luiza (MGLU3) apresentou na noite da última segunda-feira, 14 de março, os seus resultados financeiros referentes ao 4º trimestre de 2021 (4T21). Em suma, a companhia apresentou um prejuízo líquido ajustado de R$ 79 milhões no quarto trimestre de 2021.

Dessa forma, o resultado representa uma reversão do lucro de R$ 232,1 milhões que foi reportado no mesmo período de 2020. Além disso, o prejuízo veio maior que o estimado pelos analistas do mercado. Enquanto o Itaú BBA projetava uma baixa de R$ 54 milhões, a XP Investimentos calculava R$ 58 milhões, e o Bradesco BBI, de R$ 21 milhões.

E assim, as ações da companhia também apresentaram uma baixa de mais de 6% na manhã desta terça-feira, dia 15. Abaixo, confira todos os principais destaques do Magazine Luiza.

Resultados financeiros do Magazine Luiza

Em suma, sem considerar os ajustes, a companhia teria um lucro líquido ajustado de R$ 93 milhões. Já no acumulado do ano, o lucro chegou a R$ 114,2 milhões. O que representou uma baixa de quase 70% sobre 2020.

Além disso, a receita líquida da companhia reduziu 6,6% no 4T21, e chegou em R$ 9,4 bilhões. Isso ocorreu, apesar do aumento de 4,1% nas vendas totais, que incluem as operações do marketplace.

Apesar do aumento da inflação e da taxa de juros, o que impacta muito as categorias de bens duráveis, as vendas da companhia chegaram a R$ 15,5 bilhões no trimestre. Já no acumulado do ano, as vendas totais aumentaram 27,8% para R$ 55,6 bilhões.

O número é reflexo de 39,4% no e-commerce, e um aumento de 5,8% nas lojas físicas. Ademais, o aumento das vendas levou a um crescimento de 20,9% na receita líquida de 2021, a R$ 35,2 bilhões.

Enquanto isso, o Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) ajustado reduziu mais de 50% nos últimos 3 meses de 2021, a R$ 243,5 milhões. Já a margem Ebitda caiu 2,6 pontos percentuais e chegou a 2,6%.

No que diz respeito ao acumulado do ano, o Magazine Luiza alcançou um Ebitda ajustado de R$ 1,4 bilhão. O valor representa uma redução de 1,9% sobre 2020. Com isso, a margem caiu para 4,2%. O resultado é reflexo da redução da margem bruta e da elevação das despesas em relação à receita líquida.

Por fim, no final do quarto trimestre, o Magazine Luiza tinha 1.481 lojas em seu portfólio. Sendo assim, em comparação a 2020, foram abertas 180 novas unidades.