Você sabe quais são as marcas mais consumidas? A 10ª edição do estudo Brand Footprint 2022, criado pela Kantar, efetuou o ranking das marcas mais escolhidas para consumo pelos brasileiros em 2021.

Para elaborar o ranking, a empresa avaliou 350 marcas e o consumo de 11,3 mil lares. As mesmas representam 82% da população domiciliar e 90% do potencial de consumo do Brasil. Além disso, a métrica do estudo leva em conta aspectos como o alcance da marca, bem como a frequência com que é escolhida e a população.

Assim, a multiplicação dos 3 números gera o Consumer Reach Point (CRP), indicador das marcas mais escolhidas pelo consumidor. De acordo com a explicação metodológica do estudo, o ranking completo engloba 5 setores: bebidas, alimentos, lácteos e substitutos, beleza e cuidados pessoais e limpeza doméstica.

Por fim, vale ressaltar que os alimentos frescos, baterias e pet food não estão no ranking. Todos os dados se referem às compras feitas para consumo e uso domiciliar. E ai, ficou curioso para saber o ranking? Confira a seguir.

Quais as marcas mais consumidas pelo brasileiros hoje?

No Top 10 das marcas mais consumidas em 2021, merecem destaque, a Coca-Cola, que assume o primeiro lugar. Em seguida, está a Ypê, a Italac, a Perdigão e a Seara.

Na imagem abaixo, você confere o ranking completo, de acordo com a pesquisa da Kantar:

imagem: Reprodução
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Ranking das marcas mais escolhidas pelo e-commerce

Em suma, a edição de 2022 mostra também, quais as marcas mais consumidas pelos brasileiros, através do e-commerce. Abaixo, você confere o ranking das 10 marcas:

  1. Ypê
  2. Piracanjuba
  3. OMO
  4. Sadia
  5. Italac
  6. Coca-Cola
  7. Seara
  8. Colgate
  9. Perdigão
  10. Liza

O que impactou o consumo em 2021?

De acordo com o estudo, os grandes fatores que impactaram o consumo em 2021 foram o desemprego, alta do botijão de gás de cozinha e da inflação IPCA, assim como a diminuição do auxílio emergencial e lares endividados. Ademais, a flexibilização da pandemia também impactou no comportamento de consumo.

Segundo Elen Wedemann, CEO da Kantar, divisão Worldpanel Brasil, por conta da questão econômica, o estudo apontou que as marcas consolidadas no mercado foram trocadas. Isso ocorreu, para tentar encontrar itens com preços mais baixos. Além disso, o retorno das atividades presenciais levaram ao retorno do consumo de alimentos que compõem lanches e marmitas.