Uma coisa é certa: não há como ficar sem um documento de identificação, seja ele CNH, título de eleitor, RG, carteira de trabalho, ou qualquer outro documento importante. Todos eles têm sua relevância e quando eles são perdidos, roubados ou furtados há a opção de tirar a segunda via para que o cidadão não fique sem.

Eles são imprescindíveis para muitas ocasiões, como votar, contratar um financiamento, abrir contas em bancos ou instituições financeiras ou até mesmo para dirigir seu carro. Mas você sabe como é feita a solicitação da segunda via desses documentos? Confira abaixo como funciona essa solicitação.

Como tirar a segunda via do título de eleitor?

Normalmente, as pessoas lembram do título de eleitor apenas em anos eleitorais. Porém, deixar para porcurá-lo apenas na última hora (às vezes no dia da votação) não é uma boa ideia. No Brasil, o voto é obrigatório para pessoas entre 18 e 70 anos.

Existe a possbilidade de que o cidadão justifique sua falta, caso não compareça no dia da eleição. Isso pode ser feito em até 60 dias após cada turno. Mas se não houver essa justificativa, será cobrada uma multa que varia entre R$ 1,05 a R$ 3,51, por turno.

No entanto, se você perdeu ou teve o título de eleitor roubado, é possível utilizar a versão digital. Baixe o app e-Título, do Tribunal Superior Eleitoral. Para tirar a segunda via impressa do documento, é preciso se dirigir até um cartório eleitoral ou a um posto eleitoral.

Para isso, é necessário agendar no site do TRE ou nos postos eleitorais da sua região. O prazo para tirar a segunda via nos cartórios é de até 10 dias antes das eleições.

Documentos para tirar a segunda via do título de eleitor:

  • Documento oficial de identificação;
  • Comprovante de residência recente (últimos três meses);
  • Para homens com idade entre 18 e 45 anos, é necessário apresentar o documento de reservista.

      Vale lembrar ainda que a segunda via só é disponibilizada gratuitamente para quem está em dia com a Justiça Eleitoral.

      Como tirar a segunda via do RG?

      Além de perdas ou roubos, o RG também tem data de vencimento. Para pessoas menores de 60 anos, o documento tem validade de 10 anos. Após essa idade, não há mais validade, ou seja, o documento pode ser utilizado pelo restante da vida.

      Atualmente, para emitir a segunda via, é necessário fazer a solicitação na Secretaria de Segurança Pública (SSP) do seu estado ou então em algum posto da Polícia Civil da sua cidade ou até mesmo em serviços de atendimento especializados ao cidadão da sua região.

      Porém, também começa a ser diponibilizada pelos estados brasileiros, a possibilidade de emitir o Novo RG, um documento unificado criado pelo governo federal, que entrou em vigor em 1º de março. Os postos de atendimento e emissão de documentos de identidade têm até março de 2023 para se adequarem e começarem a emitir o RG, porém, algumas Unidades Federativas como Santa Catarina, já estão atendendo ao novo decreto.

      De qualque forma, os documentos para tirar a segunda via do RG, são:

      • 2 fotos 3X4 recentes (dependendo do estado em que o cidadão mora, podem ser tiradas na hora);
      • Certidão de nascimento original ou cópia simples;
      • em caso de roubo ou furto, precisa do BO (Boletim de Ocorrência) original ou cópia simples;
      • caso queira que o CPF apareça em seu RG, precisa do CPF original ou comprovante de inscrição da Receita Federal;
      • Certidão de casamento original ou cópia simples;
      • Caso queira que o número do Cartão do Cidadão ou Pis/Pasep apareça no RG, precisa levar o original.

      Cada estado tem sua taxa de emissão de segunda via do documento. Em casos de roubo ou furto, apresente o Boletim de Ocorrência para que a taxa seja isenta. Homens acima de 65 anos e mulheres acima de 60 anos, não pagam pela segunda via.

      Como tirar a segunda via do CPF?

      A versão impressa deste documento não é mais emitida desde 2011. Portanto, o que o cidadão faz é solicitar o código do documento que pode ser impresso ou apenas anotar para que tenha o número quando necessitar.

      Existem duas formas de emitir a segunda via do CPF, tudo depende se o cidadão declara ou não o Imposto de Renda. Veja como funciona.

      Para quem declara IR é possível emitir a segunda via pela conta Gov.br, por meio do portal e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte). Esta conta é gratuita e pode ser acessada por outros serviços digitais, como carteira de trabalho digital, Meu INSS, SUS, entre outros.

      Veja o passo a passo de como emitir a segunda via do CPF para quem declara IR.

      • Acesse a página do Código de Acesso da Receita Federal;
      • ​​Preencha as informações e clique em "Gerar código";
      • Entre no portal e-CAC;
      • Digite o número do seu CPF, o código que foi gerado e a senha da sua conta gov.br;
      • Clique em "Cadastros" e, após, "Comprovante de Inscrição no CPF".
      • Agora, esse comprovante será sua segunda via. Salve ou imprima para guardá-lo.

      Para quem não declara IR, o passo a passo para emitir a segunda via do CPF é mais simples. Veja:

      • Acesse a parte de Impressão de Comprovante do site da Receita Federal;
      • Preencha os dados e clique em "Enviar";
      • Pronto! está gerado seu comprovante de inscrição no CPF. Salve ou imprima para não perdê-lo.

      Como tirar a segunda via da carteira de trabalho?

      A Carteira de Trabalho tem sua importância não só quando uma empresa assina, mas também quando a pessoa sai do emprego ou até mesmo para resgatar direitos trabalhistas, como Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e seguro-desemprego.

      Assim como outros documentos, não é preciso imprimir a carteira de trabalho desde 2019, já que as anotações das empresas podem ser feitas de forma digital, disponíveis no app Carteira de Trabalho Digital.

      Para ter o documento, solicite agendamento por e-mail, de acordo com cada estado. O e-mail fica assim: [email protected] (em UF, troque pela sigla de seu estado).

      Como tirar a segunda via da carteira de habilitação?

      Primeiro, a CNH não pode estar vencida, suspensa ou cassada para tirar a segunda via. Para solicitá-la, é preciso pedir através do site do Departamento de Trânsito do seu estado, ou no site do órgão de serviço ao cidadão da sua região.

      Após solicitar, o cidadão paga uma taxa para a emissão, que varia de acordo com o estado.

      Também é possível ir presencialmente a esses órgãos para pedir a segunda via da CNH. A maioria requer agendamento no próprio site.