O EBIT é uma sigla em inglês "Earnings Before Interest and Taxes". A tradução significa "lucro antes dos juros e tributos". Portanto, a margem EBIT serve como indicador para que os investidores analisem a capacidade operacional de uma empresa. Ou seja, quanto maior for a margem EBIT de uma organização, maior será a sua eficiência operacional.

Contudo, a margem EBIT possui algumas limitações, Isso ocorre pois esse cálculo não considera os juros pagos pelas empresas em suas dívidas. Portanto, esse indicador deve ser desconsiderado por empresas muito endividadas, isso porque o resultado financeiro pode não ser fiel a realidade da empresa. Ou seja, é recomendado analisar vários indicadores fundamentalista de uma empresa, e não apenas um indicador.

Abaixo, saiba tudo sobre essa sigla, seu significado e sua importância.

Margem EBIT: o que é?

A margem EBIT é um indicador que mostra o desempenho operacional de uma empresa, e é usado para analisar o desempenho produtivo ao longo do tempo e comparar a lucratividade de operação das empresas do mesmo segmento de atuação. Para saber qual é a margem EBIT de um negócio, divida o EBIT pela receita líquida da empresa.

Como funciona o EBIT?

A margem EBIT age como um indicador que disponibiliza aos investidores a análise da capacidade operacional da empresa. Sendo assim, para saber qual é a margem EBIT de uma empresa, basta saber a receita líquida e o EBIT da empresa. Essas duas informações estão descritas no Demonstrativo do Resultado do Exercício (DRE).

Confira a fórmula utilizada para calcular essa métrica:

(EBIT / Receita líquida) x 100.

Margem EBIT e Margem EBITDA

A Margem Ebitda (Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization) vem do inglês e significa Lucros Antes dos Juros, Impostos, Depreciação e Amortização (LAJIDA na sigla para o português). Já o EBIT significa Lucros Antes dos Juros e Impostos.

Portanto, o EBIT leva em consideração a depreciação e a amortização. Já o EBITDA desconsidera esses valores. Sendo assim, os dois indicadores possuem objetivos distintos. Apesar dessa diferença, ambos são importantes na análise da saúde financeira de uma organização

Para que serve o EBIT e suas limitações

Saber qual é a margem EBIT vai possibilitar uma análise do resultado de uma empresa sendo o ponto de partida a sua receita líquida. Ou seja, quanto maior for a margem EBIT, maior é o grau de eficiência de uma empresa.

Também serve como comparação da capacidade operacional de empresas do mesmo segmento.

Então, esse indicador tem a função de identificar ao investidor se existe algum problema setorial ou se o desafio é apenas em uma empresa. Vale lembrar que a comparação deve ser feito por empresas do mesmo setor econômico, pois o indicador pode variar conforme o segmento de atuação.

Existem algumas limitações ao analisar o EBIT, isso porque ele não considera os custos de dívida. Ou seja, empresas com altas dívidas não devem ser analisadas com a margem EBIT, pois o endividamento não é levado em consideração nesse cálculo.

A margem EBIT e os investimentos

A análise da margem EBIT é utilizada pelos investidores para ver o longo prazo de uma empresa. Em resumo, essa análise fundamentalista é uma forma de conhecer profundamente a empresa e descobrir se ela possui ou não uma boa saúde financeira, assim como o seu desempenho e perspectiva de crescimento no futuro.