Durante o mês de maio, a gasolina e o etanol tiveram mais uma alta em boa parte dos estados do Brasil. Para se ter uma ideia, a gasolina ficou ainda mais cara que antes. É dito isso, pois a média nacional do litro do combustível ficou em R$ 7,54. E assim, acumula uma alta de 9,8% em 2022.

O maior aumento foi registrado no Nordeste do país. Enquanto isso, o preço do diesel vive uma situação ainda mais delicada. É dito isso, porque a alta nesse combustívelo foi ainda maior do que a registrada no último mês na gasolina. O aumento foi de 3,14% em comparação com abril, chegando a custar R$ 6,12 o litro.

Abaixo, confira todos os detalhes desses dados sobre os combustíveis no Brasil.

Gasolina ainda mais cara

Em suma, os dados que confirmam a alta no preço do etanol e da gasolina são do último levantamento do Índice de Preços Ticket Log (IPTL). Entretanto, basta ir ao posto de combustível mais perto de você, para sentir a diferença que tem prejudicado ainda mais o orçamento das famílias do Brasil.

Ao fazer a comparação do aumento nos preços agora em 2022, com o mesmo período de 2021, o motorista está pagando 30% a mais na gasolina, e 26,9% a mais no etanol.

E assim, o motorista está a cada mais mais sem saída. É dito isso, pois os aumentos são frequentes, e a estratégia de abastecer aos poucos não tem feito diferença nenhuma. O risco assim, é de achar o litro ainda mais caro na próxima ida ao posto.

Assim, a conta não fecha. Ao menos 33% do salário mínimo do mês fica comprometido, se o motorista tiver que encher o tanque do carro. E assim, manter o carro em movimento está cada vez mais complicado e pesado para o bolso do brasileiro. E a situação está assim, em praticamente todos os cantos do Brasil.

Ao buscar gastar um pouco menos, há motoristas que fazem o cálculo comparando o preço da gasolina com o do etanol, para ver qual vale mais a pena. Entretanto, os únicos lugares onde essa troca era mais vantajosa, em maio, foram em Goiás e Mato Grosso.