Nesta segunda-feira, dia 27 de setembro, a Caixa lançou um programa de microcrédito por meio do app Caixa Tem. Dessa forma, até 100 milhões de pessoas devem se beneficiar com a linha de pequeno crédito. Os empréstimos devem ter valor entre R$ 300 e R$ 1 mil, com taxas de juros de 3,99% ao mês, e pagamento em até 24 vezes.

O cliente pode ter acesso ao empréstimo diretamente pelo celular, no aplicativo. O Caixa Tem foi criado no 1º semestre de 2020. A meta era pagar o auxílio emergencial, programa social criado pelo governo, por conta da crise econômica que a pandemia trouxe ao país.

Posterior a isso, o app passou a ser usado para pagar o BEm, e o abono salarial do PIS/Pasep. Ademais, desde novembro, os beneficiários do Bolsa Família também recebem o depósito na poupança digital.

Caixa Tem disponibiliza duas opções de microcrédito

Por meio do Caixa Tem, o usuário tem acesso a dois tipos de empréstimos: o Pessoal e o Produtivo. Enquanto que o 1º se destina para as despesas pessoais, o 2º serve para investir em negócios e/ou empreendimentos.

Em ambos, a taxa de juros é de 3,99% ao mês. Além disso, o app disponibiliza até 24 vezes para pagar o microcrédito. Os valores liberados para empréstimo se baseiam nas informações do cadastro do usuário. Bem como levam em conta o histórico financeiro pessoal e/ou do negócio. Após a avaliação, o dinheiro é liberado.

Atualização do aplicativo

Para ter acesso ao microcrédito, o usuário do app precisa atualizar o seu cadastro no Caixa Tem, com as suas informações pessoais.

Em suma, como o app tem mais de 106 milhões de usuários, a atualização está sendo liberada de forma gradual. A ordem de liberação segue o mês de aniversário do usuário, conforme o calendário abaixo:

  • Janeiro e fevereiro: 27/9;
  • Março e abril: 18/10;
  • Maio e junho: 8/11;
  • Julho e agosto: 29/11;
  • Setembro e outubro: 13/12;
  • Novembro e dezembro: 27/12.

Mas atenção: se você não tem uma poupança digital no Caixa Tem, vai poder abrir uma conta, e pedir o microcrédito. Entretanto, o calendário para os novos clientes é diferente, e tambám seguir o mês de nascimento:

  • Janeiro, fevereiro, março, abril, maio e junho: 8/11;
  • Julho e agosto: 29/11;
  • Setembro e outubro: 13/12;
  • Novembro e dezembro: 27/12.

Quem pode contratar o microcrédito?

Em suma, os autônomos, os beneficiários de programas sociais e destinatários de políticas públicas de distribuição de renda e assalariados podem contratar o crédito.

Além disso, a oferta do microcrédito vai estar disponível para qualquer pessoa que faça o uso do app Caixa Tem, e que já tenha feito a atualização cadastral. A partir dessa atualização, a conta Poupança Social Digital Caixa se converte em Poupança Digital+.

Ademais, é necessário ser aprovado pela análise de crédito na Caixa, e ter limite disponível para contratar. Além disso, o nome do solicitante não pode estar negativado no Serasa e SPC.

Por fim, é importante ressaltar que o programa não vai atender os beneficiários do Bolsa Família. Quem realizar o processo de atualização cadastral no Caixa Tem, tem o seu cartão do benefício cancelado.

De acordo com Pedro Guimarães, presidente da Caixa, "As pessoas que vão receber auxílio (emergencial) não terão esse crédito. Por quê? Porque elas não têm condições de pagar".