Depois de registrar uma queda de mais de 11% nessa quinta-feira, 12 de agosto, a companhia de alimentos Minerva divulgou um segundo comunicado na noite de ontem. No texto, a dona das ações BEEF3 mais uma vez desmentiu os boatos que circularam a respeito de um possível fechamento de capital e ofereceram novas explicações a respeito do assunto.

A confusão iniciou ainda na quarta-feira, dia 11, quando uma coluna do jornal Valor Econômico divulgou que a Minerva estaria cogitando a possibilidade de fechar seu capital. Nesse dia, as ações da companhia chegaram a ter uma alta de 14% o que chegou a resultar em um pedido por exclarecimentos por parte da B3.

Após o fechamento do mercado, então, respondendo à solicitação da B3, uma nota foi divulgada pela Minerva desmentindo as informações, dizendo que "não há qualquer informação passível de divulgação sobre o assunto objeto dos rumores e que não pretende fechar o seu capital".

Isso foi o que bastou para as ações da companhia abrirem em queda nessa quinta-feira, dia 12, resultando em um preço de R$ 8,82 por ação ao fim do dia, quando elas abriram custando, cada uma, R$ 9,36.

Fala do Diretor de Finanças foi distorcida, diz Minerva

No novo comunicado emitido na noite de ontem, dia 12, a Minerva explicou que uma fala do Diretor de Finanças e Relações com Investidores da companhia, durante um evento que discutia sobre o mercado de capitais brasileiro, foi distorcida e tirada de contexto, resultando nos boatos.

Veja um trecho da nota:

"Na última terça-feira (10), Edison Ticle de Andrade Melo e Souza Filho, na qualidade de assinante de plataforma de comunicação e educação financeira, assistiu a evento com discussões sobre o mercado de capitais brasileiro.

Embora não tenha participado do evento como apresentador tampouco como representante de Minerva, o Sr. Edison, Diretor de Finanças e Relações com Investidores da Companhia, foi questionado, de forma espontânea e não esperada, sobre eventuais planos para utilização de caixa excedente. Na ocasião, o Sr. Edison explicou que, em tese*, em cenários dessa natureza, é de se esperar a avaliação de todas as alternativas, que, exemplificativamente, passam por distribuição de dividendos, recompra, aquisições, investimento em CAPEX e, até mesmo, um eventual fechamento de capital.

Os boatos identificados envolvem interpretações de falas do Sr. Edison retiradas de contexto, ignorando o caráter hipotético das declarações, que não se referiram a operações em concreto*. Tanto que, nos termos do Comunicado 11.08.2021, a Companhia esclareceu que não pretende realizar o cancelamento de registro como companhia aberta"

*Destaques feitos pela própria empresa no comunicado.

Diante desses fatos, a expectativa está em torno do que acontecerá com as ações da companhia nessa sexta-feira, 13 ed agosto. Nessa semana a empresa também fez a sua divulgação trimestral de resultados (veja aqui) e mostrou que se mantem como líder em exportação de carne bovina na América do Sul.