A Mahle Metal Leve, empresa listada na bolsa brasileira com o codigo LEVE3, é uma gigante do setor automotivo considerada líder mundial em componentes para motores. Mas até mesmo os grandes nomes do setor, como a Mahle, sentiram os efeitos da pandemia causada pela covid-19 que derrubou os balanços no primeiro semestre deste ano.

Segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), a produção brasileira de veículos caiu 50,5% no fim do primeiro semestre de 2020, em relação a esse período do ano anterior, mostrando os impactos negativos da pandemia. Por sua vez, as exportações de veículos tiveram baixa de 46,2%.

Setor automotivo viu melhora, mas recuperação deve ser lenta

Frente às quedas, alguma recuperação no setor foi vista nos últimos meses; o que pode influenciar positivamente nos próximos resultados das empresas considerando também a volta das atividades econômicas ante as rígidas regras de isolamento do início da pandemia.

De acordo com a Anfavea, que prevê uma recuperação lenta do setor, a venda de veículos novos aumentou 113,6% no mês de junho frente a maio, isso por causa da flexibilização da quarentena no país desde então.

Conforme o esperado, a produção em maio deste ano apresentou alta de 129,1%. Em junho, a exportação de veículos saltou 401,4% em relação a maio, mostrando recuperação, mas ainda vendo saída de apenas 19.405 veículos.

Vigorando neste mês de outubro, a Anfavea estima menor queda no setor. As projeções são baixas de 35% na produção, de 31% nas vendas e de 34% nas exportações contra as quedas de 45%, 40% e 53%, respectivamente, estimadas em julho.

Mesmo com bons indícios de recuperação, a Anfavea estima que o setor automotivo deverá atingir o patamar de antes da pandemia apenas em 2025.

Ainda é cedo para uma análise mais precisa, dadas as incertezas da pandemia, sendo necessário então aguardar as estatísticas dos últimos dois trimestres. Já que com dados de todo o ano será possível traçar boas projeções para 2021, por exemplo.

Desta forma, faz-se de extrema importância o acompanhamento dos balanços referentes ao terceiro trimestre do ano (3T20) das empresas a serem divulgados entre outubro e novembro. O resultado da Mahle, vale citar, está marcado para ser divulgado no dia 11 de novembro.

- Veja o calendário de divulgação dos resultados das empresas da Bolsa do 3T20

Mahle segura dividendos

Mesmo tendo condições financeiras de arcar com os compromissos, a empresa tomou atitude prevencionista para enfrentar a pandemia, considerando os surtos e as consequências trazidas pelo fechamento das portas.

Com isso, a Mahle decidiu em junho reter parte do lucro de 2019, que foi de R$ 259 milhões, em 2020. Por fato relevante, a empresa disse que o valor retido será distribuído gradativamente, conforme a situação financeira da empresa for melhorando.

Pensando em garantir o fluxo de caixa, a Mahle considera "ser incompatível com a situação econômico financeira da Companhia o pagamento de dividendos mínimos obrigatórios".

Já durante a publicação dos resultados do segundo trimestre, a empresa disse que foi aprovado em maio a retenção dos dividendos adicionais de R$ 175,6 milhões. Lembrando que a LEVE3 é uma grande distribuidora de dividendos aos acionistas com dividen yield sempre na casa dos 10% ao ano - veja o histórico de pagamentos da LEVE3.

Como foi dito acima, o setor automotivo pode contar com alguma melhora nesse fim de 2020 frente ao início da pandemia, causada pela volta das atividades das empresas. Caso isso aconteça, a Mahle poderá retomar a distribuição de dividendos em 2021, se surfar bem nos próximos meses.

A Mahle, que destina no minimo 25% do lucro aos sócios, distribuiu juros sobre o capital próprio (JCP) em 25 de maio, em meio à pandemia, referente ao exercício de 2019, conforme mostra o histórico da empresa.

Então, o que você espera do setor automotivo em 2020? Aproveite para compartilhar este post com amigos e familiares; e ative as notificações do Poupar Dinheiro para receber mais conteúdos.