A Seguradora Wiz (WIZS3) ficou de fora dos novos contratos da Caixa, após processo competitivo feito recentemente pelo banco. A oportunidade de negócios de co-corretagem nas linhas de saúde, grandes riscos, auto e recuperação em produtos de seguridade foram para outras empresas e a Wiz não conseguir se manter em nenhuma carteira de negócios, complicando sua situação financeira para os próximos anos, visto que quase 50% da sua receita vinham desses negócios com a Caixa.

Após o fim da operação, a corretora própria da Caixa Seguridade vai operar em parceria com quatro instituições, que venceram o processo competitivo, sendo elas: a MDS Corretora e Administradora de Seguros (que ficou com o segmento automóvel e a recuperação em produtos de seguridade); a Alper Consultoria e Corretora de Seguros que ficou com o ramo saúde e odonto; e a Willis Affinity Corretores de Seguros, responsável pela linha de grandes riscos e corporate.

Wiz falou sobre números em 2021

Embora ficando de fora após o processo competitivo, a Wiz afirmou que isso não interfere no futuro recebimento das comissões de apólices comercializadas antes do dia 15 de fevereiro deste ano, a que ainda tem direito.

Quanto aos números, a receita bruta consolidada no fim dos nove primeiros meses de 2020 (9M20) foi formada em 44,5% pela "comercialização de novas apólices pela Wiz, junto à Caixa Econômica Federal (ou seja, receita que deixará de ser recorrente após 15 de fevereiro de 2021)", disse a seguradora. Assim, após o primeiro trimestre deste ano, quase metade da receita será perdida, caso outros cases não sejam incorporados à seguradora.

Por sua vez, a receita que seguirá recorrente após o dia 15 de fevereiro deste ano (a chamada carteira em run-off) representou 28,9% da receita bruta consolidada da Wiz no 9M20.

Mesmo não podendo operar como vencedora do processo competitivo, a Wiz falou também que "continuará prestando serviços ao conglomerado da Caixa Seguros Holding S.A. por meio de contratos de Backoffice ("BPO"), bem como pelas atividades em Mar Aberto, com destaque para o segmento de Consórcios".

Além disso, a seguradora trouxe um histórico das parcerias que fez nos últimos anos com o objetivo de diversificar as receitas. Dentre os investimentos estão:

  • A compra da Wiz Conseg Corretora de Seguros em 2019;
  • Aquisição de 40% do capital do Inter Digital Corretora e Consultoria em Seguros, em 2019;
  • Aquisição de participação societária e controle da CMG Corretora de Seguros em 2020;
  • Acordo operacional feito em 2021 com o grupo automobilístico CAOA cuja estratégia é a venda de seguros junto às concessionárias de automóveis do grupo.

Redução de custos faz parte dos planos

Pelo documento divulgado, a Wiz explicou que já vinha fazendo em 2021 "uma profunda redução de custos e otimização de processos, com destaque para as atividades comerciais da Unidade de Negócio Caixa".

O diretor-presidente e de relações com investidores da Wiz, Heverton Peixoto, informou ainda que a gestão da seguradora acredita estar bem posicionada no mercado para os próximos anos, seguindo seu planejamento estratégico, inclusive no que diz respeito ao potencial de crescimento e geração de valor aos sócios.

- Veja o fato relevante divulgado pela Wiz na íntegra.