Quase todo mundo já ouviu falar na plataforma Hotmart, da Hotmart Company onde é possível fazer e oferecer cursos, além de empreender de diversar formas, transformando um conhecimento em um negócio digital. Atualmente, ela já é uma empresa de tecnologia líder global, mas ela deve crescer ainda mais muito em breve.

Isso porque nessa terça-feira, 30 de março, ela anunciou que recebeu um aporte de R$ 735 milhões (US$ 130 milhões) numa rodada de investimento série C liderada pela TCV. A Alkeon Capital também participou da transação.

A avaliação da companhia não foi divulgada, mas a Hotmart continua crescendo no seu status já previamente alcançado de "unicórnio". Os recursos obtidos nesta rodada serão utilizados em iniciativas de crescimento, incluindo inovação em produtos e expansão internacional, tanto organicamente quanto através de fusões e aquisições.

A Hotmart e sua expansão

Criada em 2011, hoje a Hotmart atende criadores de conteúdo em mais de 100 países, proporcionando transações de produtos e serviços digitais para milhões de consumidores em mais de 185 países, num trabalho que envolve mais de 1,3 milhão de pessoas.

Em 2020, a Hotmart finalizou o processo de aquisição da Teachable, empresa de Nova York que está entre as líderes de mercado nos EUA. O GMV ("Gross Merchandise Value" ou Valor Total de Vendas) em transações na plataforma mais do que dobrou quando comparado ao ano anterior.

"A Hotmart está na linha de frente na Economia da Paixão, ajudando criadores a irem além da monetização de seu conteúdo, possibilitando que eles realmente criem um negócio digital. Ao oferecer as ferramentas para os criadores difundirem seu conhecimento, nós estamos fomentando um novo modelo de empreendedorismo baseado na internet", diz João Pedro Resende, CEO e cofundador da Hotmart.

"Estamos muito contentes com as contribuições dos nossos investidores atuais, incluindo Koolen & Partners, General Atlantic, GIC e Accomplice. Desde que começamos, tivemos a oportunidade de aprender com a experiência e o apoio de parceiros globais. Essa nova transação com a TCV fortalece ainda mais a nossa base de acionistas", João Pedro acrescenta. "A TCV tem apoiado empresas líderes em suas categorias, como a Netflix, Spotify, AirBnb, Facebook e Linkedin. Estamos animados em dar as boas-vindas aos novos acionistas e aprender com a experiência que eles trazem para continuarmos a crescer."

"Uma das maiores plataformas para negócios digitais no mercado, a Hotmart é essencial para que criadores ao redor do mundo todo sejam bem-sucedidos, vivendo de suas paixões e compartilhando conhecimento com os consumidores", disse Neil Tolaney, sócio da TCV. "Estamos muito empolgados para trabalhar com o JP e equipe para possibilitar que empreendedores do mundo todo realizem seus sonhos."

Status Unicórnio

Quem está chegando no universo dos investimentos pode estranhar um pouco o termo "status unicórnio" associado à empresa, mas não está errado, é isso mesmo.

Esse status é concedido às empresas avaliadas em mais de um bilhão de dólares antes mesmo de abrir seu capital em bolsas de valores, ou seja, antes de realizar o IPO (Initial Public Offering).

Mas por que unicórnio? Porque um unicórnio, mesmo no universo mítico é um animal raro, difícil de ser encontrado, alcançado. O mesmo vale para essa conquista de ser avaliado em um valor tão alto sem estar na bolsa.