A Cielo (CIEL3) divulgou um comunicado na manhã desta quinta-feira, 8 de abril, informando que em conjunto com o Google e com a startup de tecnologia BettrAdds, ela estruturou soluções para facilitar a digitalização dos negócios de seus clientes, donos de pequenas e médias empresas.

De acordo com o documento, as soluções do Google e BettrAdds, ofertadas pela Cielo, visam auxiliar os estabelecimentos em diferentes pontos de sua jornada de digitalização. Entre os benefícios listados estão o acesso facilitado ao Google Meu Negócio, a possibilidade de acessar um serviço por assinatura para criação de loja virtual e o acesso à ferramenta Google Ads, com benefícios diferenciados aos clientes Cielo.

"A atuação da Cielo, oferecendo soluções de eCommerce às micro e pequenas empresas vem ao encontro da estratégia da empresa de agregar valor no relacionamento com clientes desse segmento, além de auxiliar a mitigar os efeitos da pandemia sobre o ambiente de negócios", diz o comunicado.

Como vai funcionar

A jornada de digitalização do cliente será dividida em três etapas:

A primeira é o cadastro no Google Meu Negócio, plataforma gratuita que permite gerenciar o perfil da empresa que aparece nos resultados na Busca e no Google Maps, com informações básicas sobre o estabelecimento, como endereço, telefone, site e horários de funcionamento e direções de localização.

Em 2020, o número de empresas verificadas no Google Meu Negócio cresceu 25%. Quando a empresa se credenciar à Cielo, ela terá a opção de cadastrar de forma gratuita seus dados para criar um perfil no Google Meu Negócio quase instantaneamente.

O segundo passo é a criação de uma loja virtual, desenvolvida com a tecnologia da startup BettrAds. A Cielo passa a oferecer um serviço de catálogo de produtos online integrado a seus meios de pagamento - entre eles, o Super Link.

A solução permite que o comerciante envie um link de pagamentos para seus clientes a fim de que eles concluam a compra pela internet, inclusive de forma parcelada. A empresa pode colocar uma loja virtual no ar com poucos cliques, em cerca de 15 minutos. A mensalidade desse serviço, fornecido pela BettrAds, é de R$ 30,00.

Já o terceiro passo será automático, se os anteriores foram realizados. Ao abrir a loja virtual, o cliente da Cielo vai poder usufruir de mais do benefício, o de ter impulsionadas as suas vendas com anúncios no Google Ads. Esse impulsionamento será feito pela Cielo. O Google Ads é uma ferramenta fundamental para se colocar no mapa do e-commerce.

No serviço oferecido, os anúncios da loja virtual do empreendedor serão exibidos no topo da página de resultados do Google conforme a localização de quem está buscando um produto ou serviço, ajudando os pequenos negócios a concretizar vendas.

Alto impacto

A novidade tem potencial de impactar mais de 600 mil empreendedores em todo país, que terão acesso a ferramentas para dar os primeiros passos no ambiente digital. Segundo pesquisa feita pelo Google, 40% das PMEs brasileiras não têm presença digital.

Além disso, a iniciativa vem em um bom momento, já que a pandemia de covid-19 impactou muito os empreendedores, em especial os donos de pequenos negócios. "Com todos os desdobramentos da pandemia em 2020, a digitalização dos negócios se tornou mais importante do que nunca para o pequeno empreendedor. Este acordo com a Cielo permitirá que nossas soluções ajudem cada vez mais empresas a fazer pate do mundo digital", afirma Fabio Coelho, presidente do Google Brasil.

- Veja o documento divulgado