O Conselho de Administração da Dimed, controladora da rede de farmácias Panvel, da Distribuidora de Medicamentos Dimed e do Laboratório Lifar aprovou o pedido de adesão ao Novo Mercado, segmento especial de governança corporativa da B3. Uma Assembleia Geral Extraordinária (AGE) foi convocada para deliberar a conversão das ações.

"A proposta concretiza o compromisso assumido publicamente pelos acionistas controladores no Acordo de Acionistas e reiterado no âmbito da oferta pública exitosamente concluída em 2020, trazendo benefícios para todos os acionistas minoritários, na medida em que elevará a companhia ao mais alto nível de governança corporativa", destacou a companhia no comunicado divulgado.

A proposta inicial apresentada sugere que a conversão se dê na proporção de uma ação preferencial (PN) para 0,8 ação ordinária (ON) no caso dos acionistas controladores. Os demais acionistas terão 1 ação ON para cada ação PN já adquirida.

Novo Mercado

Lançado no ano 2000, o Novo Mercado é um padrão de governança corporativa altamente diferenciado da Bolsa de Valores do Brasil (B3). As empresas listadas nesse segmento podem emitir apenas ações com direito de voto, as chamadas ações ordinárias (ON).

"Na última década, o Novo Mercado firmou-se como um segmento destinado à negociação de ações de empresas que adotam, voluntariamente, práticas de governança corporativa adicionais às que são exigidas pela legislação brasileira. A listagem nesse segmento especial implica a adoção de um conjunto de regras societárias que ampliam os direitos dos acionistas, além da divulgação de políticas e existência de estruturas de fiscalização e controle", explica a própria B3.

A Dimed

O Grupo Dimed, institucionalizado em 2014, teve sua origem em 1967 no Rio Grande do Sul, quando as duas maiores redes de farmácias do estado então, a Panitz e a Velgos, se uniram para criar uma central de compras de medicamentos, a Dimed Distribuidora de Medicamentos Ltda.

Atualmente ele é formado por três negócios: a a Panvel, com mais de 450 lojas que comercializam mais de 15 mil itens entre medicamentos e produtos de higiene e beleza; a Dimed, uma das principais distribuidoras de medicamentos do Brasil; e a Lifar, divisão de desenvolvimento e fabricação de cosméticos, medicamentos e alimentos, que produz para diversas marcas no Brasil e no exterior, além de fabricar para a própria da Panvel.