Que a vida é corrida e o tempo das pessoas parece ser cada vez mais curto, todos sabem, não é mesmo? E no meio dessa correria, de vez em quando a gente acaba esquecendo de pagar aquela conta e aí, não tem jeito, no mês seguinte a fatura vem com aquele jurinho básico. Pois é pensando nesse tipo de situação que surgiu o débito automático dos bancos e agora os clientes do Nubank também vão poder contar com ele.

O anúncio foi feito nessa terça-feira, 14 de setembro. Por meio dessa função, os clientes poderão programar e automatizar o pagamento de suas contas direto no aplicativo do banco digital. E isso vale tanto para a conta pessoal quanto para a Pessoa Jurídica (PJ).

Segundo o Nubank, a ferramenta começou a ser liberada hoje, aos poucos, a toda base de clientes. "Se esta função ainda não aparece no seu app, fique tranquilo que te avisaremos quando ela estiver disponível para você", avisou o banco no material divulgado.

Quais contas podem ser colocadas em débito automático no Nubank?

Você pode colocar em débito automático diversas contas mensais, como:

  • Conta de água;
  • Conta de luz;
  • Conta de gás;
  • Conta de internet;
  • Conta de telefone;
  • E alguns tributos, como o IPTU.

São centenas de empresas que podem ser cadastradas no débito automático. A lista completa você confere no próprio app do Nubank, ao selecionar qual tipo de conta quer pagar.

Caso você não encontre a empresa na lista e não seja possível cadastrar a conta em débito automático, pode realizar o pagamento manualmente utilizando a conta do Nubank.

Assistente de pagamentos: nova função

Na oportunidade, o Nubank anunciou também que o débito automático é a primeira funcionalidade do assistente de pagamentos do Nubank, uma nova função com a qual o clientes poderão contar daqui pra frente. Ela permitirá o automatização de vários processos, como o pagamento de contas mas também de transferências recorrentes, entre outras novidades que ainda serão divulgadas.

"Por enquanto, é possível colocar em débito automático algumas contas, ​​como de água, luz, telefone, gás e internet. Para isso, você só precisa cadastrar a conta com alguns cliques no app do Nu. Mas, em breve, também lançaremos outras funções para te ajudar a ter ainda mais controle sobre pagamentos e transferências recorrentes. Afinal, lidar com o próprio dinheiro não precisa ser complicado - e queremos te ajudar nessa missão", destacou o banco.

Como colocar uma conta em débito automático no Nubank?

Colocar uma conta em débito automático na conta do Nubank é fácil:

  1. Na tela inicial do app, role para baixo e clique em "Assistente de pagamentos";
  2. Clique no sinal de mais e toque em "Pagamento";
  3. Selecione qual tipo de pagamento;
  4. Informe qual a empresa;
  5. Clique em "Débito automático";
  6. Digite o código de débito automático (que geralmente pode ser encontrada na fatura da conta que está sendo cadastrada);
  7. Defina um valor para ser avisado caso a conta fique mais alta;
  8. Revise e confirme as informações;
  9. Leia o termo de aceite e depois clique em "Aceitar e enviar";
  10. Digite sua senha de quatro dígitos e pronto! Assim que o cadastro for confirmado pela empresa, a gente te envia uma notificação avisando.

Atenção: caso a conta já esteja em débito automático em outra instituição, é necessário cancelar essa função lá para depois colocar a conta no débito automático do Nubank.

Vale dizer que, para colocar uma conta em débito automático do Nubank, é necessário seguir o passo a passo acima dentro do app - não dá para fazer isso pela empresa que emitiu a cobrança.

Como desativar uma conta em débito automático no Nubank?

Caso você decida desativar o débito automático de uma conta, fazer isso no Nubank também é fácil:

  1. Na área "Assistente de Pagamentos", selecione a conta que deseja desativar;
  2. Clique em "Débito Automático";
  3. Toque em "Desativar";
  4. Digite sua senha de quatro dígitos e pronto, o débito automático está desativado.

Caso você queira apagar a conta de uma vez do assistente de pagamentos, você também pode fazer isso em poucos cliques:

  1. Na área "Assistente de Pagamentos", selecione a conta que deseja apagar;
  2. Clique em "Apagar cadastro da conta";
  3. Selecione "Apagar";
  4. Digite sua senha de quatro dígitos e pronto! Feito isso, o débito automático também será automaticamente desativado.

Mas, atenção: para que a conta não seja paga automaticamente, você deve desativar o débito automático até às 23h59 do dia anterior à data de vencimento da conta. Caso contrário, o pagamento será realizado.

Você também pode conferir como utilizar esses serviços por meio desse vídeo preparado pelo Nubank:

Vídeo incorporado do YouTube

Como visualizar todas as contas em débito automático no Nubank?

Para ver todas as contas que você cadastrou no débito automático do Nubank, basta clicar em "Assistente de Pagamentos" na tela inicial do seu app. Nesta área, você consegue visualizar e gerenciar todas as contas cadastradas.

Quer saber mais sobre o débito automático, suas vantagens e desvantagens? Então clique aqui.

Dicas para usar o débito automático do Nubank

O débito automático do Nubank tem como objetivo dar mais tranquilidade ao cliente e para que isso aconteça de forma efetiva, é sempre bom lembrar de alguns detalhes. Confira essas dicas que o Nubank dá para melhorar a experiência com o débito automático:

Confira se você tem saldo suficiente para pagar suas contas automáticas

Se no dia do pagamento não houver saldo suficiente, o Nubank vai te avisar sobre a falha no pagamento. Então, será necessário quitar o boleto manualmente.

Para não ter esse problema, confira alguns dias antes se você tem saldo na conta. Se não tiver, é só depositar para garantir o pagamento do débito automático.

Desative o débito automático caso pague a conta manualmente

Se você pagar manualmente uma conta que está no débito automático, lembre-se de desativar o pagamento automático até às 23h59 do dia anterior ao vencimento. Caso contrário, a conta será paga duas vezes.

Entre em contato com a empresa caso a conta venha muito mais alta do que o normal

Se o valor da conta vier muito mais alto do que o normal, entre em contato com a empresa que emitiu a cobrança para entender o que aconteceu. Assim, caso tenha algum problema, eles podem corrigir e você não sai no prejuízo.

Centralize todas suas contas e tenha mais controle sobre a sua vida financeira

Colocar todas suas contas em um único lugar te ajuda a ter menos surpresas no fim do mês, dando mais tempo e tranquilidade para você. No aplicativo, clicando no "Assistente de pagamentos", você acompanha todas as contas cadastradas e continua cuidando de algo tão importante como seu dinheiro.