Quando o assunto é investimentos, não existe uma fórmula mágica que faça com que saia conforme desejado, ainda mais quando se trata de um mercado de Renda Variável. Isso acontece porque a Bolsa de Valores e as cotações dos ativos são regidos por expectativas de um futuro totalmente desconhecido e imprevisível.

Existem muitos motivos que tornam a estratégia Buy and Hold vantajosa para longo prazo. Porém, é importante primeiro entender como ela funciona. Por isso, conhecer esse método de investimento mais procurado pelos investidores é fundamental.

O que é Buy and Hold e como funciona?

Confira a seguir o que é o Buy and Hold e como ele funciona.

O que é Buy and Hold?

A ideia desta metodologia é bastante simples e se baseia sobretudo na Análise Fundamentalista de ativos. O Buy and Hold (comprar e segurar em tradução livre para o português), é um método de investimento de longo prazo que tem como objetivo descobrir bons ativos por uma análise fundamentalista e mantê-los na carteira enquanto eles forem bons e os fundamentos se sustentarem.

No caso das ações, por exemplo, o buy & hold significa investir em boas empresas e continuar com a sociedade enquanto valer a pena, independentemente do valor das cotações. O mesmo vale para Fundos Imobiliários, BDRs, ETFs, entre outros.

Qual o conceito do método Buy and Hold?

Para o investidor de Buy and Hold (ou também chamado de Holder), o seu maior interesse é construir e manter seu patrimônio a longo prazo com os melhores ativos financeiros, podendo seguir com eles por décadas ou até a vida toda. Portanto, o holder tem interesse tanto na valorização dos ativos do futuro quanto no recebimento de renda passiva de seus investimentos, sem precisar se desfazer dos seus ativos em troca de dinheiro.

Como funciona a estratégia Buy and Hold?

Na prática, o Buy and Hold funciona da seguinte maneira:

  • É o holder que define os critérios e os fundamentos para entrar em um investimento;
  • Após, o investidor adquire os ativos de acordo com seu perfil de risco e objetivos;
  • O holder é o responsável por monitorar, diversificar e balancear sua carteira e conferir se os ativos mantêm os fundamentos estabelecidos por ele.

Com isso, o holder não tem prazo para sair de um investimento e nem estabelece o preço-alvo. O objetivo do Buy and Hold é se tornar sócio e ter benefícios pelo tempo nos juros compostos. Portanto, o investidor carregará o investimento por um longo tempo e sempre cuidando dos fundamentos estabelecidos no início da aplicação.

Com quais ativos posso fazer Buy and Hold?

Por prioridade, o Buy and Hold pode ser aplicado para os ativos que não existe prazo de término do investimento, como:

  • Ações: investir com a intenção de ser sócio das empresas e permanecer enquanto elas forem boas;
  • Fundos Imobiliários (FIIs): construir uma boa carteira com os melhores FIIs em termos de fundamentos;
  • BDRs: com a mesma metodologia das ações nacionais, porém estendendo para empresas estrangeiras;
  • ETFs: os Exchange Traded Funds são ótimas formas de ganhar com a valorização geral do mercado ao longo do tempo;
  • Títulos de longo prazo: especialmente os que seguem a inflação também são considerados válidos para a estratégia.

O Buy and Hold é uma boa estratégia?

Como vimos, a intenção do Buy and Hold é manter os ativos em carteira pelo máximo de tempo possível, potencializando os juros compostos e os ganhos no longo prazo.

Neste sentido, as principais vantagens para esse método são:

  • Juros compostos;
  • Demanda menos tempo;
  • Menores custos;
  • Dividendos constantes;
  • Valorização no longo prazo.