Provavelmente em algum momento já bateu uma vontade de você comer algo diferente. Ou então aqueles dias em que não temos vontade de ir para a cozinha, não é? Nada como pedir um lanche ou um prato diferente pelo aplicativo de delivery.

Aliás, os apps de delivery são muito usados pelos brasileiros. De acordo com uma pesquisa realizada pela Panorama Mobile Time/Opinion Box, 72% dos internautas que têm acesso a smartphones já fizeram pedidos por algum app ou site.

Pelo fato de vários noticiários e sites destacarem atualmente assuntos como proteção de dados, algumas dúvidas começam a surgir, como: o número do cartão de crédito ou débito fica armazenado no app? ou quais informações os aplicativos têm acesso?

Vamos ver as respostas para essas perguntas.

Os dados de pagamento ficam salvos em apps de delivery?

Como e onde os dados do pagamento ficam salvos?

Nos aplicativos de delivery mais populares, os dados de pagamento ficam armazenados no celular do cliente, e não em um banco de dados que pertence à empresa.

Caso haja algum problema sistêmico em um desses aplicativos, os seus dados de pagamentos continuam protegidos pelo fato da empresa não ter acesso ao número do cartão ou o código de verificação, o CVV por exemplo.
Se você quiser fazer a prova real, entre em uma aba anônima no navegador pelo computador ou por outro aparelho celular. Depois de inserir os dados, o app irá pedir novamente os dados de pagamento.

Quais dados ficam armazenados no aplicativo de delivery?

O correto para identificar se seus dados ficam gravados nos apps é lendo os Termos e Condições ou sua Política de Privacidade. Na maioria das vezes, eles ficam no app disponíveis para seus clientes.

De acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), as instituições têm obrigação de disponibilizar às pessoas quais os dados que elas armazenam, além de informar com quem e como são compartilhadas essas informações.

O que fazer se não reconhecer uma compra pelo app?

Provavelmente, se houver uma compra online realizada pelo seu cartão de crédito que você não reconheça, é possível que seus dados tenham sido expostos.

Não se sabe ao certo como uma pessoa pode ter acesso aos seus dados, porém você deve sempre suspeitar de compras em sites não confiáveis, links que são enviados por SMS ou em alguma rede social, ou até compartilhar informações para outras pessoas.

Caso você perceba que seu cartão tenha sido clonado, o primeiro passo é bloqueá-lo. Após, entre em contato com a emissora ou administradora do cartão e informe as movimentações que foram feitas sem o seu consentimento.

Quais cuidados devo tomar?

Mesmo que alguns aplicativos não armazenem os dados dos clientes em seus bancos de dados, sempre é bom estar atento com as compras online. Vamos ver algumas dicas:

  • Confira a segurança do aplicativo. Veja a de downloads, avaliações nas lojas de app e no site do Reclame Aqui ajudam a entender se ele é confiável;
  • Jamais compartilhe a numeração ou senha do seu cartão se não for nos campos específicos de pagamento;
  • Crie senhas fortes e seguras, e nunca compartilhe com outras pessoas;
  • Se você for pagar com o cartão de crédito, opte pelo cartão virtual em seu aplicativo do banco ou instituição financeira. Caso ocorra algum problema, é só realizar o bloqueio e solicitar um novo, não comprometendo o cartão físico;
  • Separe um cartão virtual apenas para o uso de compras em um aplicativo de delivery.