O pagamento por aproximação é uma forma de facilitar as negociações entre clientes e comerciantes no ato de pagar, já que através da aproximação do seu cartão na maquininha do estabelecimento, o pagamento é realizado em uma fração de segundos.

De acordo com dados da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (ABECS), o método de pagamento por aproximação cresceu 384% em 2021 em relação ao ano anterior. Estima-se que a cada 4 compras no Brasil, uma é por aproximação. A previsão é que em 2022 o número de transações financeiras nesse formato corresponda a metade das transações.

Porém, apesar da facilidade do pagamento sem digitar a senha, é necessário ter alguns cuidados para não cair em golpes na hora de pagar. Veja a seguir algumas dicas de segurança.

O pagamento por aproximação é seguro?

Sim. O pagamento por aproximação é tão confiável quanto comprar em sites online.

diversas camadas de segurança que protegem as transações financeiras com cartões de crédito ou débito. O limite do uso do pagamento por aproximação sem digitar a senha é de até R$ 200,00, e até cinco compras no mesmo dia.

Cada vez mais as bandeiras de cartões aprimoram o sistema de detecção de possíveis fraudes usando a inteligência artificial como parte da proteção de segurança, com o intuito de identificar atividades suspeitas, podendo interromper mesmo antes de concretizar uma transação financeira.

Como evitar golpes com pagamentos por aproximação?

Mesmo com toda a estrutura de proteção contra golpes, nenhum meio de pagamento é totalmente seguro. Então é importante manter a atenção total em suas transações financeiras na hora de pagar e ao seu extrato bancário. Veja a seguir algumas dicas de segurança na hora de pagar por aproximação.

1. Confira os valores antes de fazer o pagamento por por aproximação

Há diversos casos de golpes, mas um dos mais utilizados é aquele que o golpista consegue tirar a atenção da vítima na hora de usar a maquininha. Os criminosos apostam na falta de atenção, como no exemplo do golpe do delivery. O visor da maquininha é utilizado com a tela quebrada ou desligada, por isso é muito importante sempre conferir na tela e solicitar a via de pagamento que sai da maquininha.

2. Acompanhe transações pelo extrato bancário

Quando ocorrem atividades indevidas em sua conta, confira sempre o extrato do seu banco pelas notificações ou pelo aplicativo. Não esqueça de sempre conferir seu extrato e ativar as notificações. Esse costume de conferir sempre sua conta é ótimo para seu controle financeiro e também é possível identificar uma eventual fraude ou compra não reconhecida.

3. Não aproxime o cartão antes da hora

A tecnologia por aproximação permite pagar na maquininha a até 4 cm de distância. Portanto, mantenha seu cartão afastado até que o valor da transação esteja correto para não pagar valores indevidos.

4. Redobre a atenção sobre o seu cartão

A tecnologia por aproximação permite que os pagamentos sejam feitos sem a necessidade de digitar a senha. Então, em caso de perda do cartão, é possível que alguém faça compras sem sua autorização. Claro que no dia, só pode realizar compras até R$ 200,00 e no máximo cinco vezes, mas mesmo assim, você não quer que outra pessoa gaste seu dinheiro, não é mesmo? Em caso de roubo ou perda, bloqueie seu cartão imediatamente pela sua instituição financeira.