Na última sexta-feira, 27 de maio, o Ministério de Minas e Energia (MME) revelou que o Brasil tem estoque de óleo diesel S10 suficiente para abastecer o país por apenas 38 dias. O volume representa alta de 26,7% desde o último monitoramento do ministério, que antes projetava apenas 30 dias de abastecimento.

De acordo com a nota da pasta, "Se as importações desse combustível fossem cessadas hoje, os estoques, em conjunto com a produção nacional, seriam suficientes para suprir o país por 38 dias". Conforme o MME, o combustível tem papel de destaque na matriz de transporte e nível de dependência externa da ordem de 30%.

A informação sobre os estoques nacionais veio após a Petrobras enviar um ofício ao minitério, alertando para a gravidade da situação do abastecimento no Brasil no 2º semestre. O alerta já foi feito em diversas vezes pela estatal.

Em suma, a decisão de comunicar o governo foi tomada em reunião do Conselho de Administração da estatal na última terça-feira (25). O MME informa que:

"Destaca-se que os fatos elencados pela Petrobras em sua carta, como a redução da oferta e dos estoques mundiais de óleo diesel, em função da conjuntura energética mundial, e o aumento da demanda pelo produto, no segundo semestre do ano, são fatos amplamente conhecidos e monitorados".

Dentre as medidas, o ministério criou no mês de março, o Comitê Setorial de Monitoramento do Suprimento Nacional de Combustíveis e Biocombustíveis. Ou seja, um grupo técnico que deve monitorar os estoques durante a guerra do Leste europeu.

Crise mundial prejudica oferta de diesel

Em suma, a crise do diesel ocorre no mundo todo, depois da redução na oferta causada pela guerra entre a Rússia e a Ucrânia. Desde que a Rússia invadiu a Ucrânia, Estados Unidos e União Europeia impuseram sanções contra o país, o qual é o 2º maior produtor e exportador de petróleo do mundo.

Assim, a oferta da commodity reduziu de forma global, e os seus preços dispararam. No caso do Brasil, o 2º semestre é o mais preocupante. É dito isso, pois historicamente, há o aumento de demanda expressiva por diesel, com a alta da circulação de caminhões por conta da safra de grãos.

Em suma, o Brasil produz mais petróleo do que consome, e por isso, se declara "autossuficiente". Entretanto, por conta do tipo de petróleo extraído, e da insuficiência na capacidade de refino, ainda é necessário importar tanto petróleo cru quanto derivados como a gasolina e o diesel.