A Petrobras (PETR4) anunciouu na manhã dessa sexta-feira, 28 de janeiro, que decidiu cancelar a a oferta pública de distribuição secundária de ações da Braskem (BRKM5), que havia sido anunciada em 16 de dezembro e que seria realizada simultaneamente no Brasil e no exterior, em parceria com a Novonor e a NSP Investimentos, ambas em recuperação judicial.

No fato relevante encaminhado para a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a estatal disse que permanece em vigor o Term Sheet (memorando de intenções) celebrado com a Novonor, que estabelece compromisso de ambas as empresas realizarem a venda de suas respectivas participações societárias na Braskem, além de estabelecer diretrizes com o objetivo de migração da Braskem para o Novo Mercado.

"A Petrobras ratifica seu interesse na execução dos compromissos estabelecidos no Term Sheet, com a maior brevidade possível e na medida em que as condições de mercado se mostrem favoráveis", informou a petrolífera.

Causas da suspensão

Ainda segundo o comunicado divulgado, a decisão de suspender a oferta se deu em "decorrência da instabilidade das condições do mercado de capitais, que resultaram, neste momento, em níveis de demanda e preço não apropriados para a conclusão da transação".

A oferta pública foi anunciada oficialmente ainda em dezembro, mas só foi protocolada junto à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) no dia 17 de janeiro de 2022. Na oportunidade foi anunciado que a oferta seria feita sob a forma de American Depositary Shares, representadas por American Depositary Receipts.

Segundo o comunicado divulgado no dia 17, seriam ofertadas 75.704.061 ações preferenciais classe A da Braskem e a operação estaria alinhada à sua gestão do portfólio e à melhoria de alocação do capital da companhia, "visando à maximização de valor e maior retorno à sociedade".

- Clique aqui para acessar esse e outros comunicados divulgados pela Petrobras.