A Petz, empresa negociada na bolsa com o ticker PETZ3 divulgou os seus resultados trimestrais nessa semana, conforme previsto na agenda de divulgação de restultados que divulgamos aqui no Poupar Dinheiro. Segundo o relatório apresentado, a companhia teve um Lucro líquido de R$ 21,6 milhões no 2T21, ou seja, 109% a mais do que no 2T20.

Entre outros destaques também está a Receita Bruta Total (RBT) que totalizou R$ 598 milhões, o que representa uma alta de 57,5% na comparação com o mesmo período de 2020. No primeiro semestre desse ano, esse dado alcançou R$ 1.135,5 milhões, 55,2% a mais do que no 1S20.

Créditos: Reprodução/Petz
Créditos: Reprodução/Petz

Veja mais detalhes dos resultados apresentados pela Petz, referentes ao 2T21.

Faturamento de mais de R$ 2 bi em 12 meses e recorde do digital

Além dessa grande receita bruta registrada no trimestre (como dito acima), a Petz também registrou um faturamento de cerca de R$ 2 bilhões na soma dos últimos 12 meses, o que representa um recorde na história da companhia. Segundo o relatório "essa performance tem sido impulsionada pelo segmento de produtos, com destaque para o canal Digital, e também pelos resultados do Centro Veterinário Seres".

Por falar em digital, esse foi outro recorde. Impulsionado, em parte, pela pandemia, e também pela expansão do tamanho do mercado da Petz (aumento no número de tutores e de adoção de pets, além da humanização dos pets como membros das famílias e o maior cuidado com eles, que é consequência disso), a Receita Bruta Digital registrada foi de R$ 181,2 milhões, 85% de alta em comparação com o 2T20, quando a plataforma já havia registrado um desempenho muito positivo.

Dessa forma, o digital representou mais de 30% da Receita Bruta Total. O índice Omnichannel também atingiu novo patamar recorde de 86% n 2T21 (em comparação com 84,7% bi 1T21 e 76,2$ no 2T20.

Créditos: Reprodução/Petz
Créditos: Reprodução/Petz

Segundo a companhia, esse resultado também tem relação com a agilidade do serviço prestado via online, já que no 2T21, 96% das vendas realizadas no digital foram entregues em até 1 dia útil. Além disso, há um trabalho de ampliação da modalidade Expressa. "No 2T21, mais da metade das vendas realizadas nessa modalidade foram entregues em até 1 hora", destacou a Petz.

Aquisições importantes

Entre os maiores destaques do trimestre, estiveram algumas aquisições importantes, como a da plataforma Cansei de Ser Gato, cuja entrada no ecossistema da Petz fortalece o posicionamento de liderança no setor Pet, com especialização em gatos, categoria que vem crescendo significativamente no Brasil e no mundo.

Além disso, no início de agosto, em decorrência de estudos e tratativas que iniciaram ainda no 2T21, a Petz também anunciou a união de forças com a Zee.Dog, uma plataforma pet que vem para ampliar os horizontes da Petz, já que "nenhuma outra companhia do segmento é tão complementar em competências ao ecossistema da Petz quanto a Zee.Dog".

Ampliação da rede

A rede encerrou o 2T21 com um total de 143 lojas, 7 delas inauguradas no 2T21 e 35 na soma dos últimos 12 meses, o que representa outro recorde para o período de um ano. Também fechou o período com 120 Centros Veterinários Seres, dos quais 10 são hospitais.

No relatório, a Petz destacou ainda que o 2T21 foi marcado pelo início das atividades ca companhia na região Norte do país, estando presente agora em todas as cinco regiões. "Continuamos confiantes em relação à sequência dos investimentos em novas lojas, focados no processo de diversificação geográfica da rede, dada a consistência dos retornos obtidos nas diversas cidades e regiões do país", destacou a empresa no relatório.

Créditos: Reprodução/Petz
Créditos: Reprodução/Petz

Tudo isso, a administração da Petz fez questão de destacar, em um cenário onde ainda há restrições sanitárias em função da pandemia de Covid-19 e um ambiente econômico também impactado por essa mesma pandemia. "Continuamos a enfrentar um contexto desafiador de pressão inflacionária e de instabilidade na cadeia de forncedores. O aumento no preço das matérias-primas continuou em tendência de alta ao longo do trimestre, o que vem gerando impacto nas atividades de diversos setores da economia", disse.

Inclusive, a Petz informou que apesar dos atrasos em obras e nos processos de obtenção de licenças para a abertura de novas unidades, em função da pandemia, o plano de abertura de lojas para o ano de 2021 segue em linha com o planejado.

Outros resultados financeiros

A empresa obteve ainda um Lucro Bruto de R$ 239,6 milhões, o que representa 54,5% a mais na comparação anual e 40,1% da RBT no 2T21. Na soma do primeiro semestre foram R$ 454,8 milhões, ou seja, 54,6% a mais do que no 1S20.

A margem bruta foi de 40,1% no 2T21, um ligeira redução na comparação com o mesmo período de 2020 quando foi registrado o índice de 40,8%. Segundo a companhia, isso é um relfexo do aumento da Penetração Digital, que possui margens saudáveis, mas inferiores ao canal físico. Também houve uma menor participação de produtos no mix de vendas comparado a serviços. A performance, porém, vem em linha com o 1T21 (40%).

O EBITDA Ajustado, por sua vez, foi de R$ 56,2 milhões, um crescimento de 50,3% se comparado com o 2T20, com uma margem sobre a Receita Bruta de 9,4% nesse período (frente 9,9% registrados no 2T20).

Essa redução de margem teve relação, segundo a administração da Petz, com o investimento maior para aquisição de clientes, em função da maior participação digital, além de despesas maiores com frete e embalagens (impulsionadas pelo digital, mas também pela inflação) e o aumento nas despesas com transporte, dada a maior diversificação geográfica das lojas.

A rede também lembrou que 54% de suas lojas ainda não completaram o seu terceiro ano de operação, e que inclusive, 25% delas ainda estão em seu primeiro ano de funcionamento, de forma que ainda não atingiram o potencial esperado de faturamento e rentabilidade, o que deve acontecer com o passar do tempo.

Veja o relatório de resultados da Petz na íntegra.