Depois de comprar a plataforma Candei de Ser Gato, voltada para o público gateiro, a Pet Center Comércio e Participações S.A. ou Petz (PETZ3), como é mais conhecida, anunciou, no início de agosto, que estava comprando também a plataforma Zee.Dog. E agora, essa compra foi definitivamente aprovada em Assembleia Geral.

A informação foi divulgada pela empresa na noite de quinta-feira, 16 de dezembro. Dessa forma, a Zee.Dog passa a ser uma subsidiária integral da Petz, já que o acordo fechado lá em agosto previa a aquisição de 100% das ações de emissão da Zee.Dog e indiretamente, da totalidade das ações ou quotas das suas subsidiárias Zee Now Comércio de Produtos para Animais S.A., Zee Dog LLC, Shenzen Zee Dog Business Co., Ltd., Zee Dog BV e Lolopet Alimentos Naturais S.A.

Ainda de acordo com o comunicado divulgado pela Petz anteriormente, a transação envolve a quantia de R$ 700 milhões, correspondentes ao valor da empresa adquirida. Na data de efetivação da Incorporação de Ações, os acionistas da Zee.Dog receberão 23.777.778 novas ações ordinárias de emissão da Companhia.

Inclusive, na AGE realizada nessa quinta-feira, dia 17, foi aprovado também o aumento de capital social da Petz, condicionado à efetivação da Incorporação de Ações, no montante de R$ 535 milhões, mediante a emissão de 23.777.778 milhões novas ações ordinárias, nominativas, escriturais e sem valor nominal da Companhia, a serem subscritas por conta e ordem dos acionistas da Zee.Dog e integralizadas por meio da incorporação de ações da Zee.Dog.

A Petz destacou ainda que será assegurado aos acionistas que não aprovaram a referida deliberação, seja por dissenção, abstenção ou não comparecimento, o direito de retirarem-se da companhia, ou seja, de se desfazerem de suas ações e que mais informações relativas ao direito de recesso, incluindo prazos e informações para o seu exercício, serão oportunamente divulgadas aos acionistas por meio de aviso aos acionistas especificamente para esse fim.

A Zee.Dog

Fundada em 2011 pelos irmãos Felipe e Thadeu Diz e Rodrigo Monteiro, a Zee.Dog se tornou a plataforma pet mais disruptiva do mundo nos últimos anos. A Zee.Dog desenvolve soluções diferenciadas de produtos e canais.

Originalmente conhecida por sua dominância em acessórios, a companhia hoje oferece produtos diferenciados, como o Zee.Pad, tapete higiênico de carvão ativado, e também iniciou recentemente seus planos para entrar no segmento de pet food através da Zee.Dog Kitchen, linha de produto com lançamento comercial previsto para o ano de 2022.

Tapetes higiênicos de carvão ativado. Créditos: Divulgação/Zee.Dog
Tapetes higiênicos de carvão ativado. Créditos: Divulgação/Zee.Dog

Em 2019, com o lançamento do app Zee.Now, a Zee.Dog passou a oferecer uma plataforma verticalizada de express delivery no segmento pet. Único em operação no Brasil nessa modalidade, ele promete entregar em minutos, apresentando elevado nível de serviço e engajamento dos clientes.

São, ao total, 12 hubs espalhados pelo país - e em expansão, além de contar com um sortimento exclusivo Zee.Dog, a Zee.Now oferece também produtos das maiores marcas do segmento pet. Assim, a Zee.Now já representa cerca de 30% do total de vendas do grupo Zee.Dog.

Página inicial do site da Zee.Dog. Créditos: Reprodução/Zee.Dog
Página inicial do site da Zee.Dog. Créditos: Reprodução/Zee.Dog

Mas não para pr aí, a Zee.Dog também possui clientes a nível internacional. Hoje, a marca possuí uma loja flagship no bairro do Soho, em Nova Iorque (EUA) e uma operação de e-commerce internacional, atendida por três centros de distribuição (dois nos EUA, Califórnia e Carolina do Norte, e um na Holanda).

"A Zee.Dog nasceu com um propósito: "Connecting Dogs and People" (conectar cachorros e pessoas). Com esse DNA, foi capaz de fortalecer o poder da sua marca de lifestyle por meio da construção de uma comunidade, cada vez mais forte em função do desenvolvimento de conteúdo, ações digitais de engajamento e organização de eventos", disse a Petz no material de divulgação.

Em 2021, o faturamento bruto estimado da Zee.Dog é de R$ 228 milhões, representando um crescimento esperado de 83% em relação ao ano anterior, e o EBITDA, após sinergias, estimado de R$ 22 milhões.

A transação vai ao encontro dos objetivos da Petz

De acordo com a Petz, essa transação vai ao encontro do objetivo da Petz de se consolidar dentro desse mercado, e é fundamental na busca pela visão do Grupo Petz de "Ser mundialmente reconhecido como o melhor ecossistema do segmento pet até 2025".

A Petz disse ainda acreditar que a Zee.Dog seja a companhia que apresenta a maior complementariedade de competências e pontos de contato junto aos clientes do segmento.

Segundo a empresa, essa associação amplia os horizontes da Petz, trazendo novas avenidas de crescimento por meio da expertise Zee.Dog de gestão de marca, desenvolvimento de produtos exclusivos, sourcing e tecnologia, além da rede de distribuição para os pequenos pet shops (littleBs) no Brasil e para o mercado pet internacional.

Por outro lado, a Petz oferece à Zee.Dog todo o seu ecossistema pet no Brasil, que conta atualmente com 144 lojas em 18 Unidades Federativas (UFs) nas cinco regiões do país, além de uma plataforma Omnichannel benchmark no mundo e uma equipe que tem foco em execução e performance operacional.

"As companhias juntas consolidam (i) a liderança absoluta no segmento pet brasileiro, (ii) uma plataforma digital líder e (iii) o maior player de express delivery na categoria. Com isso, Petz e Zee.Dog unem forças com o objetivo de criar o melhor e mais disruptivo ecossistema pet do mundo", disse a Petz em comunicado.

A Petz destacou ainda que os acionistas da Zee.Dog, Felipe Diz, Thadeu Diz e Rodrigo Monteiro, continuarão a atuar como gestores da unidade de negócio Zee.Dog e estarão envolvidos no desenvolvimento pretendido pela Companhia para maximizar a criação de valor para seus acionistas.

Veja na íntegra o comunicado divulgado a respeito dessa aquisição da Petz.