Depois de comprar a plataforma Candei de Ser Gato, voltada para o público gateiro, a Pet Center Comércio e Participações S.A. ou Petz (PETZ3), como é mais conhecida, fez mais uma aquisição nessa segunda-feira, 2 de agosto, dessa vez da plataforma Zee.Dog.

Por meio de um acordo de compra e venda, a Petz passará a ser dona de 100% das ações de emissão da Zee.Dog e indiretamente, da totalidade das ações ou quotas das suas subsidiárias Zee Now Comércio de Produtos para Animais S.A., Zee Dog LLC, Shenzen Zee Dog Business Co., Ltd., Zee Dog BV e Lolopet Alimentos Naturais S.A.

Ainda de acordo com o comunicado divulgado pela Petz, a transação envolve a quantia de R$ 700 milhões, correspondentes ao valor da empresa adquirida. Na data de efetivação da Incorporação de Ações, os acionistas da Zee.Dog receberão 23.777.778 novas ações ordinárias de emissão da Companhia.

A finalização do negócio ainda depende da apovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), entre outras condições normais a esse tipo de transação.

A Zee.Dog

Fundada em 2011 pelos irmãos Felipe e Thadeu Diz e Rodrigo Monteiro, a Zee.Dog se tornou a plataforma pet mais disruptiva do mundo nos últimos anos. A Zee.Dog desenvolve soluções diferenciadas de produtos e canais.

Originalmente conhecida por sua dominância em acessórios, a companhia hoje oferece produtos diferenciados, como o Zee.Pad, tapete higiênico de carvão ativado, e também iniciou recentemente seus planos para entrar no segmento de pet food através da Zee.Dog Kitchen, linha de produto com lançamento comercial previsto para o ano de 2022.

Tapetes higiênicos de carvão ativado. Créditos: Divulgação/Zee.Dog
Tapetes higiênicos de carvão ativado. Créditos: Divulgação/Zee.Dog

Em 2019, com o lançamento do app Zee.Now, a Zee.Dog passou a oferecer uma plataforma verticalizada de express delivery no segmento pet. Único em operação no Brasil nessa modalidade, ele promete entregar em minutos, apresentando elevado nível de serviço e engajamento dos clientes.

São, ao total, 12 hubs espalhados pelo país - e em expansão, além de contar com um sortimento exclusivo Zee.Dog, a Zee.Now oferece também produtos das maiores marcas do segmento pet. Assim, a Zee.Now já representa cerca de 30% do total de vendas do grupo Zee.Dog.

Página inicial do site da Zee.Dog. Créditos: Reprodução/Zee.Dog
Página inicial do site da Zee.Dog. Créditos: Reprodução/Zee.Dog

Mas não para pr aí, a Zee.Dog também possui clientes a nível internacional. Hoje, a marca possuí uma loja flagship no bairro do Soho, em Nova Iorque (EUA) e uma operação de e-commerce internacional, atendida por três centros de distribuição (dois nos EUA, Califórnia e Carolina do Norte, e um na Holanda).

"A Zee.Dog nasceu com um propósito: "Connecting Dogs and People" (conectar cachorros e pessoas). Com esse DNA, foi capaz de fortalecer o poder da sua marca de lifestyle por meio da construção de uma comunidade, cada vez mais forte em função do desenvolvimento de conteúdo, ações digitais de engajamento e organização de eventos", disse a Petz no material de divulgação.

Em 2021, o faturamento bruto estimado da Zee.Dog é de R$ 228 milhões, representando um crescimento esperado de 83% em relação ao ano anterior, e o EBITDA, após sinergias, estimado de R$ 22 milhões.

A transação vai ao encontro dos objetivos da Petz

De acordo com a Petz, essa transação vai ao encontro do objetivo da Petz de se consolidar dentro desse mercado, e é fundamental na busca pela visão do Grupo Petz de "Ser mundialmente reconhecido como o melhor ecossistema do segmento pet até 2025".

A Petz disse ainda acreditar que a Zee.Dog seja a companhia que apresenta a maior complementariedade de competências e pontos de contato junto aos clientes do segmento.

Segundo a empresa, essa associação amplia os horizontes da Petz, trazendo novas avenidas de crescimento por meio da expertise Zee.Dog de gestão de marca, desenvolvimento de produtos exclusivos, sourcing e tecnologia, além da rede de distribuição para os pequenos pet shops (littleBs) no Brasil e para o mercado pet internacional.

Por outro lado, a Petz oferece à Zee.Dog todo o seu ecossistema pet no Brasil, que conta atualmente com 144 lojas em 18 Unidades Federativas (UFs) nas cinco regiões do país, além de uma plataforma Omnichannel benchmark no mundo e uma equipe que tem foco em execução e performance operacional.

"As companhias juntas consolidam (i) a liderança absoluta no segmento pet brasileiro, (ii) uma plataforma digital líder e (iii) o maior player de express delivery na categoria. Com isso, Petz e Zee.Dog unem forças com o objetivo de criar o melhor e mais disruptivo ecossistema pet do mundo", disse a Petz em comunicado.

A Petz destacou ainda que os acionistas da Zee.Dog, Felipe Diz, Thadeu Diz e Rodrigo Monteiro, continuarão a atuar como gestores da unidade de negócio Zee.Dog e estarão envolvidos no desenvolvimento pretendido pela Companhia para maximizar a criação de valor para seus acionistas.

Veja na íntegra o comunicado divulgado a respeito dessa aquisição da Petz.