Da mesma forma que as funções já lançadas do Pix Saque, Pix Troco e o Pix Cobrança, o Pix Recorrente tem o propósito de melhorar e facilitar as transações em dinheiro entre os seus usuários. De acordo com o Banco Central, em dezembro de 2021 foram mais de 202,6 milhões delas, feitas tanto por pessoas físicas quanto pessoas jurídicas.

Os dados representam 17% de todas as operações realizadas naquele mês. Em dezembro de 2020, esse tipo de transação representou cerca de 6%, pouco mais de 7,9 milhões de transações de pessoas físicas para pessoa jurídica. Conforme os dados acima, o uso do Pix está se popularizando como um meio de pagamento entre os brasileiros.

Veja a seguir o que é e como funciona o Pix recorrente.

Como deve funcionar o Pix Recorrente?

O Pix Recorrente é uma forma que as empresas terão para receber pagamentos recorrentes dos pagamentos dos seus clientes. Isso significa que a função estará disponível somente após a implementação do Débito Automático no Pix pelo Banco Central, o que deve acontecer no decorrer de 2022.

A proposta é incluir a opção de débito automático no sistema de pagamento via pix, como um caminho para o consumidor agendar os pagamentos recorrentes.

Logo que o usuário entrar no aplicativo ou no site da instituição bancária para transferir via Pix, registrar chaves entre outras funcionalidades, ele terá também a opção de débito automático no sistema, sendo possível agendar pagamentos futuros.

Com a nova funcionalidade, poderão ser pagos via Pix contas de uso mensal, como água, luz, internet, streaming de filmes, entre outras contas recorrentes.

Para quem recebe, o tempo de transferência do valor será menor que o praticado atualmente por empresas que intermediam os pagamentos. Quem paga tem uma nova opção de transferência, facilitando assim o seu dia a dia e melhorando o relacionamento entre clientes e empresas.

Quais as vantagens de trabalhar com diferentes funções do Pix?

O Pix Recorrente é uma das funcionalidades liberada pelo Banco Central para esse sistema. Desde seu lançamento em novembro de 2020, o BC periodicamente tem liberado novas funções que facilitam a rotina das pessoas e empresas, impulsionando a utilização do Pix como meio de pagamento, e não somente como uma ferramenta de transferência de valores entre pessoas físicas.

Vale lembrar que disponibilizar o sistema de pagamento instantâneo é uma estratégia que pode contribuir com o aumento do volume de vendas e, como consequência, o faturamento dos negócios pode aumentar.

O Pix tem como característica principal ser um meio de pagamento prático, rápido e de fácil utilização, como por exemplo em compras presenciais, pois ajuda a melhorar na hora da cobrança e reduz filas. Nas compras online, os clientes receosos em informar dados de cartão em sites e aplicativos de compra, ficam mais tranquilos quando utilizam o Pix como forma de pagamento.

Também é possível vincular o sistema de pagamento instantâneo com uma carteira digital, pois contribui no atendimento dos consumidores, e também na geração de novas oportunidades de negócio devido à praticidade.