O pix já é uma das formas de pagamento favoritas dos brasileiros. Durante o mês de março de 2022, o Banco Central (BC) disse que o método se tornou o mais usado no Brasil, superando o cartão de débito e o de crédito.

Já no mês de abril, o Pix alcançou um novo recorde: uma pesquisa da Neotrust apontou que o uso do pagamento eletrônico nas compras online foi o maior desde o lançamento. O levantamento mostrou que o número de pedidos pagos via Pix em abril chegou a 11,5% de participação.

O resultado aponta para uma alta de quase 5 vezes em relação ao mesmo período de 2021, quando o recurso representava somente 2,6% do total movimentado no e-commerce.

Uso do pix em compras online bate recorde

O crescimento da presença da ferramenta vem desde o 1º trimestre de 2022: em janeiro, ela alcançou 8,3% da participação de pedidos; em fevereiro foi de 8,8%; e em março ficou em 9,7%. Nos 3 primeiros meses de 2021, o índice foi de 1,7%, 2,5% e 3,4% para janeiro, fevereiro e março, respectivamente.

A importância da ferramenta em volume transacionado segue em elevação no varejo digital. No mês de abril, o Pix representou 4% do faturamento total do e-commerce, o maior índice de 2022, e segundo maior da história, ficando apenas atrás de dezembro de 2021, que apontou 4,2%, impulsionado pelas compras de Natal e fim de ano.

De acordo com a Head de Inteligência da Neotrust, Paulina Dias,

"O Pix vem avançando consideravelmente como um método de pagamento no comércio eletrônico, e atualmente já possui participação de mais de 10% nas compras digitais no país. Um dos fatores para sua rápida expansão deve-se à simplicidade, que substitui de maneira eficaz o boleto bancário, por exemplo. Outro ponto são as facilidades de que o consumidor dispõe, como o uso do Pix por cartão de crédito e de forma parcelada".

A elevação do Pix como meio de pagamento no e-commerce já o fez "colar" no boleto, disputando o 2º lugar como método mais usado, conforme o Estudo de Pagamentos Gmattos divulgado em maio.

Por outro lado, o boleto é aceito em 76,3% dos estabelecimentos virtuais, e o Pix chegou a 74,6%, percentual que o boleto apresentava em janeiro de 2021. Enquanto isso, o crédito, líder do ranking, é aceito em 98,3% lojas on-line.