Apesar do sucesso das transações do PIX terem conquistado os brasileiros, as funcionalidades do Pix saque e Pix troco que foram lançadas em novembro de 2021, ainda não caíram nas graças dos usuários.

Essas funcionalidades permitem que os usuários que possuem Pix possam realizar saques em estabelecimentos comerciais ou correspondentes bancários, e assim, eles não ficam limitados apenas para os caixas eletrônicos. A oferta para os novos produtos, no entanto, depende da adaptação dos sistemas dos estabelecimentos e da procura de seus usuários.

O Banco Central do Brasil aponta que atualmente existem em média 15 mil pontos de atendimento que oferecem a modalidade de Pix saque e Pix troco. A relação dos pontos de atendimento encontram-se disponíveis pelas próprias instituições bancárias no formato de Dados Abertos.

Entenda melhor o que são essas modalidades de Pix e onde localizá-las.

Como funciona o PIX Saque e o PIX Troco?

Para o usuário realizar um Pix saque ou Pix troco em um estabelecimento ou agência bancária, ele deverá utilizar o QR Code de sua conta bancária e fazer um Pix para o agente que está disponibilizando o serviço. Assim, ele entregará ao usuário o valor em espécie referente ao Pix.

Tanto o PIX Saque como o PIX Troco utilizam a tecnologia do Pix para retirar o dinheiro em espécie. Para o Pix saque, o dinheiro em espécie que será passado para o cliente é referente a transação de Pix realizada. Já o Pix troco refere-se a um valor de diferença entre o valor total do Pix e o valor da compra realizada.

Quais são os valores limites para o Pix saque e o Pix troco?

Para Pessoas Físicas, é possível realizar até oito operações gratuitas por mês, incluindo os saques tradicionais. O limite máximo de transações dessas modalidades é de R$ 500 durante o dia, e R$ 100 no período da noite (entre 20h e 6h), de acordo com o Banco Central.

Porém, é possível que os ofertantes do produto Pix trabalhem com limites menores que os estabelecidos pelo BC, caso considerem mais adequado para seus estabelecimentos. Vale lembrar que os usuários não podem ser cobrados diretamente pelos agentes de saque.

O prestador de serviço de pagamento do usuário (instituição) deve estabelecer limites de valor por transação e limites diários de valor para o PIX com finalidade de saque e de troco, de acordo com o perfil de risco do usuário pagador.

O usuário pagador tem a opção de solicitar o aumento do limite para a instituição, desde que os valores não ultrapassem os limites máximos definidos pelo BC, e também a diminuição do valor limite estabelecido pela instituição.

Como localizar estabelecimentos para fazer Pix saque e Pix troco?

A ABFintechs (Associação Brasileira de Fintechs (ABFintechs e a Pay Ventures) desenvolveram um mapa que localiza onde as modalidades de Pix saque e Pix troco estão disponíveis, facilitando assim a busca por um local perto do usuário.

A ferramenta é gratuita e está disponível para o usuário de Pix que deseja utilizá-la. As atualizações do site são feitas de duas em duas horas, mostrando quais estabelecimentos e caixas eletrônicos oferecem essas opções, mostrando seus horários de funcionamento.

Para saber o local, basta entrar no site mapapix.com.br, digitar sua localização e o mapa irá indicar quais são os estabelecimentos mais próximos que estão oferecendo o PIX Saque e PIX Troco.