Em março, Anitta comemorou por ser a primeira cantora brasileira que conseguiu alcançar o topo das músicas mais ouvidas do aplicativo Spotify. Uma semana depois, ela foi destaque em um dos maiores festivais de música do mundo, o Coachella. Além da "marca" Anitta, outras empresas brasileiras também se destacam lá fora.

Aqui no Brasil, boa parte das marcas consumidas são de fora, como por exemplo Apple, Samsung, Honda, Nike, Coca-Cola, entre muitas outras. Mas será que em países estrangeiros também são consumidos os produtos brasileiros com a mesma proporção? Veja na matéria quais são as marcas brasileiras mais vendidas no exterior.

Quais marcas brasileiras fazem mais sucesso no exterior?

Confira abaixo quais as marcas brasileiras que são bastante conhecidas no exterior e como funcionam as empresas lá fora.

Como funcionam as empresas brasileiras no exterior?

As empresas brasileiras que mais vendem para os países de fora, são, basicamente, aquelas que fabricam produtos para que outras empresas possam vender, o famoso "b2b" ("Business to Business", e traduzido para o português livre pode ser "Empresa para Empresa" ou "Negócio para Negócio").

Existem muitas empresas brasileiras que são b2b, e com isso, o consumidor acaba não conhecendo a marca lá fora. Algumas marcas que atendem o consumidor final trabalham como franquias.

Um estudo feito pela Fundação Dom Cabral, no final do ano de 2021, analisou 154 companhias brasileiras que atendem o público do exterior. De acordo com o ranking, as maiores empresas são:

  1. Fitesa (fabricante de não-tecidos);
  2. Artecola (indústria química);
  3. Metalfrio (de soluções de refrigeração comercial);
  4. CZM (equipamentos para perfuração);
  5. Stefanini (consultoria digital).

A primeira marca entre as 154 da lista que tem produtos à venda para o público em geral é a Tigre, que ocupa a nona posição. Porém, existem outras quatro marcas que são sucesso fora do país, que são: Natura (26ª), Havaianas (que pertence à Alpargatas, 35ª), Chilli Beans (36ª) e Localiza (que não está entre as 50 primeiras do ranking geral, mas está em 1º lugar no índice de franquias).

Antigamente, as marcas não vendiam no exterior antes de serem líderes no país. Hoje a situação é diferente, principalmente porque a tecnologia avançou muito e é possível chegar lá fora antes do produto (apenas com o marketing).

Fora outros meios como a transformação digital, facilidade nos meios de pagamento e mobilidade internacional. A questão é que agora, as empresas não esperam mais que a marca domine o mercado doméstico para começar a internacionalizá-las.

Como são vistas as marcas brasileiras no exterior?

Nem sempre as marcas brasileiras são bem valorizadas lá fora. Na verdade, os latino-americanos são os que mais valorizam nossas marcas e elas são vistas com mais neutralidade para os europeus e norte-americanos, de acordo com a professora da ESPM-SP, Vivian Strehlau.

"A marca, em si, tem que ser bem construída. Só dizer que é brasileiro não adianta mais", diz Strehlau.

A professora também ressalta que no começo, a marca Natura não foi bem aceita no exterior, já que sofreu na competição com grandes marcas globais. Ela conseguiu um maior destaque após suas aquisições recentes de marcas como Avon e The Body Shop, e também pela sua proposta na sustentabilidade.

Quais são as empresas brasileiras de destaques no exterior?

Confira a seguir as empresas brasileiras que se destacaram recentemente fora do Brasil.

  • Chilli Beans

Fundada em 1997, hoje a Chilli Beans atua em 16 países, entre eles Estados Unidos, Portugal, Kuwait e Austrália. Neste ano, a marca pretende chegar à Europa, em parceria com o grupo varejista alemão Himmer, e também à Índia. A atuação da empresa é por meio de franquias, nos formatos de loja ou quiosque. Em média, 15% do faturamento da empresa vem das operações de outros países fora do Brasil.

  • Havaianas

Presente em mais de 20 países, a Havaianas é destaque no mundo inteiro. Na maioria das vezes, sua atuação é operação própria, mas também opera via distribuição local em alguns lugares. Foi no início dos anos 90 que a internacionalização da marca começou. Em 2007, a empresa abriu operação própria nos EUA, com escritório em Nova York. No ano seguinte, iniciou sua atuação em Madri, na Espanha, e opera até hoje para todo mercado europeu. Atualmente, a marca tem 237 lojas no exterior (sendo 37 próprias).

  • Localiza

A empresa Localiza começou a expandir internacionalmente no início dos anos 90, através de franquias. Foi na Argentina que começou seu trabalho fora do Brasil e a receber uma agência da marca. Hoje são 74 lojas no exterior, distribuídas em quatro países: Argentina, Paraguai, Equador e Colômbia (sendo líder do segmento da Colômbia).

  • Natura

A empresa Natura nasceu em 1969, em São Paulo. Hoje ela está em 11 países (Argentina, Bolívia, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Estados Unidos, França, Malásia, México e Peru) e tem mais de 2 milhões de consultoras, com 600 lojas próprias e franqueadas.

Em fevereiro de 2018, a Natura Cosméticos, a Aesop (que foi adquirida em 2013) e a The Body Shop (adquirida em 2017), se reuniram e aderiram ao nome Natura &Co, tornando-se um grupo global de cosméticos. Foi no ano de 2020 que a empresa Avon se juntou ao grupo. Hoje, a Natura &Co está presente em mais de 100 países, com mais de 7,7 milhões de representantes, além de 3.700 lojas.