A Raízen (RAIZ4) está com tudo pronto para dar início à construção de sua segunda Planta de Biogás. O anúncio foi feito nessa terça-feira, dia 26, por meio de um comunicado ao mercado. Essa será a primeira planta dedicada à produção de gás natural renovável (Biometano).

O investimento nessa estrutura será de aproximadamente R$ R$ 300.000.000,00 milhões. Ela será instalada em anexo ao Parque de Bioenergia Costa Pinto localizado em Piracicaba, São Paulo. No mesmo local já está em operação a planta de Etanol de 2ª Geração.

A inauguração dessa nova estrutura está prevista para acontecer em 2023.

Capacidade de produção

Segundo as informações divulgadas pela Raízen, a capacidade de produção desta planta será de 26 milhões de m³ de gás natural renovável por ano. Isso é o suficiente para abastecer aproximadamente 200 mil clientes residenciais.

No entanto, a Raízen já tem contratos de longo prazo assinados para destinar essa produção. Um deles é com a Yara Brasil Fertilizantes e o outro com Volkswagen do Brasil. Assim, não há risco de que a produção fique parada ou sem destino.

Portifólio ampliado

Substituto para gás natural, diesel ou GLP, o Biometano tem o potencial para reduzir em mais de 90% as emissões diretas de gases de efeito estufa ao substituir combustíveis fósseis.

"Este projeto amplia nosso portfólio de soluções em energia limpa e renovável, reforçando o papel de liderança na transição energética do país gerando valor para clientes, consumidores, fornecedores e acionistas", disse a Raízen no comunicado.

Para acessar o comunicado da Raízenn na íngrega, clique aqui.