Você já deve ter ouvido falar em rankings de filmes, músicas, times de futebol e até mesmo rankings de melhores destinos turísticos. Mas e quanto aos bancos? Como eles se saem nesse jogo de classificação?

Net Promoter Score, ou simplesmente NPS, é uma metodologia criada pela Bain & Company em 2003. Ele avalia o desempenho de empresas em relação à satisfação do cliente. Mas o NPS vai além, medindo a probabilidade de um cliente recomendar os serviços do banco a um amigo, criando um verdadeiro "boca a boca" positivo.

A avaliação é simples: em uma escala de 0 a 10, o cliente responde à pergunta "O quanto você nos recomendaria para um amigo?" e, em seguida, fornece uma razão para sua nota. Os resultados são categorizados em Promotores, Neutros e Detratores, que revelam o quão satisfeito ou insatisfeito o cliente está.

Quanto é um NPS bom?

O que seria considerado um NPS de respeito? Bem, a resposta varia, mas, em geral:

  • NPS Excelente: entre 80 e 100;
  • NPS Muito bom: entre 50 e 79;
  • NPS Razoável: entre 0 e 49;
  • NPS Ruim: valores negativos.

Ranking NPS dos bancos brasileiros

Segundo o ranking anual da Forbes em parceria com a Statista, o Sofisa lidera, seguido pelo Nubank e Sicoob. Surpreendentemente, gigantes tradicionais como Banco do Brasil e Bradesco não estão no top 10, enquanto bancos online como C6 Bank e PagBank ganham destaque.

A pesquisa, realizada com 48 mil clientes em 32 países, analisou categorias como serviços digitais, atendimento ao cliente e confiança.

Confira a lista do Brasil:

  1. Banco Sofisa
  2. Nubank
  3. Sicoob
  4. Banco Inter
  5. PagBank
  6. Banrisul
  7. C6 Bank
  8. Banco Safra
  9. Santander
  10. Caixa Econômica

Os melhores bancos do G7

E fora do Brasil? Nos Estados Unidos, o United Services Automobile Association (USAA) liderou a lista de 75 instituições, seguido pelo Union Bank & Trust (UBT) em segundo lugar e o Liberty Bank em terceiro.

Na Alemanha, o Sparda-Bank Hessen conquistou a primeira posição entre os 25 classificados. O ING Group e o N26 completaram o top 3 alemão.

No Canadá, o EQ Bank destacou-se, seguido por Tangerine e Simplii Financial. Dez instituições financeiras canadenses foram incluídas no ranking.

Na França, o N26 foi eleito o melhor banco do país, seguido pelo Boursorama Banque em segundo lugar e o Monabanq em terceiro.

Na Itália, Illimity foi a escolha favorita dos entrevistados, enquanto no Reino Unido, o First Direct garantiu a posição cobiçada. No Japão, o Sbi Sumishin Net Bank (SBI) foi reconhecido como o melhor banco do país.