O Banco Central (BC) divulgou nessa semana mais um ranking de ouvidorias dos bancos e das instituições financeiras brasileiras. A lista traz os melhores atendimentos aos cidadãos conforme os registros feitos pelos próprios clientes junto ao BC.

Em primeiro lugar está a financeira Midway, que obteve uma nota de 4,72. Em seguida, estão o BMG, com 4,23 de nota e o Pagbank/Pagseguro está em terceira colocação com 4,08.

Créditos: Divulgação/BC
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Rankings do BC

​O BC divulga periodicamente os Rankings de Reclamações e o Ranking de Ouvidorias. Essas informações permitem aos cidadãos conhecerem os consórcios e as instituições (bancos, financeiras e instituições de pagamento) mais reclamadas bem como os assuntos mais frequentes.

Além disso, é possível consultar a eficiência das ouvidorias dessas instituições na resolução das reclamações. De posse dessas informações, os clientes e usuários de serviços bancários podem escolher a instituição que melhor atende a suas necessidades e expectativas.

Ranking de Reclamações

Os rankings de reclamações tem como objetivo auxiliar o cidadão na escolha da instituição que lhe prestará os serviços financeiros desejados.

Também contribuem para a transparência das ações do Banco Central, trazendo ao conhecimento da sociedade o perfil das reclamações que foram processadas, analisadas e encerradas em cada período de referência.

Incluem o ranking bancos, financeiras e instituições de pagamento, divulgado trimestralmente, e o ranking de consórcios, divulgado semestralmente.

As instituições são classificadas de acordo com um índice que considera as reclamações contra as instituições financeiras registradas pelos cidadãos no Banco Central. Nesse cálculo, são consideradas apenas as demandas procedentes para o descumprimento da regulamentação do Banco Central.

Ranking de Ouvidorias​

Esse ranking pretende trazer ao conhecimento dos cidadãos informações sobre a presteza e qualidade do atendimento realizado pelas Ouvidorias dos bancos, financeiras e instituições de pagamento.

A classificação considera um índice que mede prazo e qualidade da resposta oferecida às reclamações registradas pelos cidadãos no Banco Central e respondidas pelas Ouvidorias das Instituições, bem como a adesão a ferramentas públicas de mediação de conflitos, como a plataforma consumidor.gov.br, mantida pela Secretaria Nacional do Consumidor, do Ministério da Justiça.

Como são feitos os rankings?

A imagem abaixo, fornecida pelo Banco Central, ilustra o processo de construção dos rankings:

Créditos: Divulgação/BC
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