Antes da popularização das contas digitais, era preciso ir de forma presencial até um estabelecimento para fazer recarga de celular. Mas com o avanço da digitalização dos serviços financeiros, as operadoras de telecomunicações e empresas têm cada vez mais facilitado as atividades para os consumidores, inclusive quando o assunto é a adição de créditos no chip.

Então, hoje em dia tem como fazer recarga de celular com cartão de crédito, pela internet e, dessa maneira, sem precisar de dinheiro em mãos. Desde as próprias telefonias até empresas dedicadas a pagamentos, como o Recarga Pay, possibilitam o procedimento.

Confira abaixo como funciona a recarga de celular por cartão de crédito e confira algumas opções disponíveis na internet:

Como fazer Recarga de Celular no cartão de crédito e pela internet?

Ainda existe a opção de recarregar o celular em lojas e pontos de atendimento que colocam os créditos, com cartão de crédito entre os meios de pagamentos. Mas também tem como fazer a recarga no chip sem sair de casa, usando a internet e o cartão de crédito.

O procedimento é seguro e simples, possibilitando que o usuário tenha autonomia e facilidade na hora de recarregar o celular, sem precisar ir até locais físicos, assim evitando filas de espera e a dependência de alguém para fazer o procedimento.

Para fazer recarga de celular pela internet, você precisará acessar o site ou aplicativo de sua operadora ou de outras plataformas (veja abaixo algumas opções) e usar o cartão de crédito como forma de pagamento. Preferencialmente, para fins práticos, é recomendado o uso do cartão de crédito virtual já disponibilizado pelo banco para compras e pagamentos digitais.

Os valores mínimos de recarga variam conforme o banco ou fintech. Não é preciso pagar taxas para colocar os créditos ou ter saldo em conta para fazer o procedimento, pois existe a opção de pagamento com cartão de crédito. Dessa maneira, o pagamento é feito depois junto à fatura do mês.

O passo a passo pode mudar entre os bancos e empresas, mas é baseado em ter uma conta digital, cartão de crédito (físico ou digital) e limite para passar a recarga. É tudo muito simples, sendo que o valor costuma cair imediatamente no celular, podendo demorar alguns minutos.

A recarga feita pela internet funciona como a adição de créditos tradicional (em estabelecimentos físicos) e o usuário pré-pago pode usar o valor como desejar, desde renovação de planos, contratação de internet e ligações.

Quem está sem créditos no celular e sem internet deverá usar os dados móveis de outro aparelho ou Wi-Fi, pois é preciso estar conectado para fazer a recarga dessa forma.

Onde fazer a recarga de celular pela internet com cartão de crédito?

Confira abaixo algumas das principais plataformas para colocar créditos no celular sem sair de casa, usando apenas o cartão de crédito e internet:

  • Operadoras (Tim, Claro, Vivo, Oi e Nextel);
  • Bancos;
  • Recarga Pay;
  • Nubank;
  • Inter.

Operadoras de telefonia (Tim, Claro, Vivo, Oi e Nextel)

As próprias telefonias criaram plataformas digitais para que os usuários possam fazer recarga no celular pela internet, dentre outros serviços. Nesse sentido, Tim, Claro, Vivo e Nextel possibilitam que o cliente use um cartão de crédito para o procedimento, sem precisar se deslocar até algum estabelecimento presencial.

Vale mencionar que a Oi está atualmente em um processo de migração de clientes (saiba mais aqui), mas ainda é possível usar o chip normalmente, inclusive é permitida recarga de celular.

Então, uma opção para quem quer recarregar o celular pela internet são os sites e aplicativos das operadoras de telecomunicações. Em suma, o passo a passo é o seguinte:

  1. Acesse o site ou aplicativo da operadora (Tim, Claro, Vivo, Oi e Nextel) com seu login e senha;
  2. Vá até a opção "Recarga" (pode ser que o nome esteja diferente);
  3. Insira o número de telefone com DDD e o valor da recarga;
  4. Escolha "cartão de crédito" como pagamento e siga as demais instruções.

Bancos

Assim como as empresas de pagamentos digitais, os bancos tradicionais, como Banco do Brasil, Santander e Itaú, permitem que seus correntistas façam recarga de celular usando o cartão de crédito. Para isso, basta acessar as plataformas (site ou aplicativo), encontrar a opção de "recarga de celular" e seguir as instruções.

Recarga Pay

O Recarga Pay é um aplicativo que ficou famoso no país por possibilitar a recarga de celular pela internet, com cartão de crédito. O app também oferece desconto de R$ 10 na primeira recarga, bem como mantém promoções para os clientes, como programa de cashback.

É preciso fazer um cadastro no aplicativo, enviando dados pessoas, como CPF e nome completo, dentre outros. O Recarga Pay aceita cartão de crédito de todas as principais bandeiras e inclui as operadoras Claro, OI, Vivo, Tim, Nextel e Correios. Veja abaixo como recarregar o celular pelo Recarga Pay em 2022:

  1. Abra uma conta no Recarga Pay;
  2. Acesse o App RecargaPay e escolha "Recarga de celular";
  3. Escolha o número com DDD e o valor a recarregar;
  4. Informe o cartão de crédito e pronto!

Nubank

Umas das contas digitais mais famosas do Brasil, a Nuconta do Nubank permite que os clientes façam recarga de celular com cartão de crédito ou usando o saldo disponível na conta digital.

A opção foi lançada em 2019 e depois foi turbinada. Agora os clientes do Nubank podem recarregar celulares pré-pagos ou planos de controle, sendo que o valor será cobrado e irá aparecer na fatura que está em aberto. É possível recarregar números de telefone das operadoras Claro, Nextel, Oi, Tim, Vivo e Correios. Veja abaixo o passo a passo:

  1. Abra o app do Nubank e acesse sua conta;
  2. Na barra de atalhos, clique na opção "Recarga de celular";
  3. Insira o número de celular que deseja carregar (com DDD);
  4. Escolha a operadora (Claro, Nextel, Oi, Tim, Vivo ou Correios);
  5. Selecione a opção de pagamento "Cartão de crédito" ou saldo em conta;
  6. Escolha o valor da recarga entre as opções que a operadora oferece;
  7. Confirme com a senha de 4 dígitos do cartão (usada para confirmar transações) e pronto!

Inter

O digital Inter possui o aplicativo SuperApp que conta com diversos serviços para os usuários, inclusive recarga de celular por cartão de crédito. Sendo um diferencial, em 2020 a fintech passou a oferecer para seus usuários cashback em recargas de celular realizadas pelo aplicativo, prometendo devolver 2% do valor total que foi gasto na recarga para celular pré-pago ou controle de qualquer operadora.

A solicitação da recarga será processada pela sua operadora no prazo máximo de 24 horas após o seguinte procedimento:

  1. Acesse sua conta Inter no SuperApp
  2. Selecione a opção "Recarge de Celular" no menu;
  3. Preencha o número de telefone com DDD duas vezes;
  4. Selecione a operadora e informe o valor para crédito;
  5. Escolha a data para a recarga e clique em Confirmar;
  6. Autentique a operação através do token, SMS ou senha do cartão Mastercard;
  7. Pronto!

Qual a melhor opção para recarga de celular?

No quesito praticidade, as plataformas digitais que permitem a adição de créditos no celular pela internet já saem na frente. No dia a dia, é muito vantajoso ter a possibilidade de recarga de celular online na hora de uma necessidade.

Entretanto, os usuários podem ainda escolher entre as opções que mais trazem benefícios, como é o caso dos cupons de desconto na 1ª fatura do Recarga Pay e o programa de cashback do Inter, por exemplo.