Recentemente, a Receita Federal emitiu um alerta quanto aos golpes em empréstimos. Ela está pedindo que todos os cidadãos tenham atenção em dobro na hora de conferir as liberações de crédito e câmbios. De acordo com as informações do órgão, os criminosos estão simulando as condições de pagamento antecipado do IOF.

Em geral, há a cobrança do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) sobre as operações de crédito e câmbio. Com isso, esse imposto tem sido usado para enganar as pessoas que pedem empréstimos. A Receita emitiu o alerta na última quinta-feira, 30 de junho, por conta da grande quantidade de relatos de golpes. Abaixo, confira como se proteger.

Como funciona o golpe do falso IOF?

De acordo com a Receita Federal, a modalidade de golpe que está crescendo, envolve os pedidos de empréstimo. As supostas empresas comunicam uma liberação de valores que se tratariam do pagamento antecipado do IOF pela vítima.

Inclusive, os golpistas enviam às vítimas, documentos de arrecadação falsos para que as pessoas paguem taxas para a liberação da quantia. O órgão disse que, nos relatos, as vítimas contaram que realizaram os pagamentos das taxas ou IOF através de transferências Pix.

Diante disso, no alerta da Receita Federal, há o destaque de que se trata de um golpe, e que o órgão não oferta dados para o recolhimento de tributos e de taxas através de transferências. O IOF é recolhido através do Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF), pago pela instituição que oferta o crédito. Ou seja, não é pago pelo contribuinte.

Como se proteger do golpe do pagamento antecipado do IOF?

Para se proteger deste e de outros golpes que usam o nome de órgãos e empresas, é importante ficar de olho nas informações presentes nos portais oficiais. Dessa forma, você pode validar as informações que recebeu.

No comunicado, a Receita Federal deixa muito claro, que os seus servidores não prestam serviços de empréstimo. Além disso, não entram em contato com o cidadão para cobrar esse tipo de pagamento.

Por fim, a Receita recomenda que as vítimas busquem as autoridades policiais assim que notar estar sendo alvo de golpe. É importante reunir todas as provas possíveis para assim, poder fazer o registro do crime.