Todos os dias, sem excessão, surge um novo tipo de golpe e diferentes forma de aplicá-lo, enganando pessoas. Seja atráves de ligações telefônicas, envio de links para sites falsos, por meio de aplicativos de smarphone ou mesmo pessoalmente.

Estudos recentes apontam, inclusive, que a ameaça de golpes, especialmente os virtuais, cresceram mais de 400% em 2021 o que coloca o Brasil no primeiro lugar do ranking mundial de países que mais têm ocorrências de golpes. Há também pesquisas que apontam que pelo menos um em cada cinco brasileiros sofreu pelo menos uma tentativa de ataque desse tipo em 2020.

Vale chamar a atenção para o fato de que a pandemia piorou a situação porque muitas pessoas estiveram isoladas, especialmente idosos, e muitas atividades passaram a ser virtuais, o que ajuda a confundir as pessoas, especialmente as que já têm dificuldades com as tecnologias.

Mas existe uma forma de aprender sobre como os golpes acontecem, de entender o que fazem os golpistas e os processos envolvidos em uma tentativa de fraude, e é uma forma até divertidas: assistindo filmes e documentários sobre o assunto. Eles podem nos ajudar a ficar mais alertas e desconfiados!

E felizmente, acompanhando essa realidade observada, as plataformas de streaming também vêm disponibilizando mais conteúdo sobre o assunto. E nós selecionamos alguns deles para deixar de sugestão.

Quer saber quais são eles? Veja abaixo.

8 séries e documentários sobre golpes e golpistas:

1. O golpista do Tinder, na Netflix

Quando Cecilie dá "match" com um belo playboy bilionário, ela acredita cegamente que pode ser o homem dos seus sonhos. Mas os sonhos não são realidade e quando ela descobre que esse empresário internacional não é quem diz ser, já é tarde demais.

Onde este conto de fadas termina, começa um thriller de vingança, que acompanha a história real do israelense Shimon Hayut, um vigarista conhecido por ganhar a confiança de mulheres no Tinder e aplicar golpes nas vítimas.

Ele se passava por Simon Leviev, um magnata do ramo dos diamantes, e conquistava mulheres na internet, roubando milhões de dólares delas. Agora, algumas vítimas querem vingança. O filme conta com diversas entrevistas de mulheres prejudicadas pelo israelense. Ele foi laçado em janeiro de 2022.

Vídeo incorporado do YouTube

2. Inventando Anna, na Netflix

Lançado em fevereiro de 2022, esse documentário mostra a história de Anna Delvey, uma mulher que convenceu a elite de Nova York de que era uma herdeira alemã e grande empreendedora. Mas por trás de todo esse glamour se escondia uma audaciosa golpista. A história é revelada pela repórter Vivian Kent, que contrariando seu chefe investiga a história de Anna Delvey.

Vídeo incorporado do YouTube

3. Generation Hustle, na HBO Max

Generation Hustle é um original da HBO Max e da CNN Original Series. Ele possui 10 episódios e mostra o que os jovens são capazes de fazer por fama, fortuna e poder.

Da Jigsaw Productions de Alex Gibney, vencedor do Oscar e do Emmy®, a série tem produção executiva de Yon Motskin, Stacey Offman e Richard Perello e foi lançada em 2021.

Vídeo incorporado do YouTube

4. LulaRich, no Prime Video

Esse documentário vai mostrar a ascensão e a queda da LuLaRoe, uma grande empresa de marketing multinível dos Estados Unidos. Conhecida por suas leggings macias, a infame empresa de marketing multinível viralizou prometendo a jovens mães um trabalho a partir de casa.

Vídeo incorporado do YouTube

5. Fake Art: Uma História Real, na Netflix

Uma mulher entra na Knoedler Gallery, a galeria de arte mais antiga de Nova York trazendo obras desconhecidas de mestres da pintura. Assim começa a história do maior golpe que o mercado de arte dos EUA já sofreu.

O documentário é de 2020 e tem cerca de 1h30 de duração. Segundo os críticos, um dos principais méritos dessa produção é o de desnudar os agentes do mercado que tiveram alguma participação nesse colossal engodo - peritos, compradores, socialites, respeitáveis críticos e populares arroz-de-festa de vernissage, mostrando a face golpista que há, eventualmente, mesmo nos lugares mais improváveis.

Vídeo incorporado do YouTube

6. Mestres da Enganação, na Netflix

Nessa série angustiante, um golpista cruel se passa por um espião britânico para manipular e roubar suas vítimas, deixando famíliass arruinadas pelo caminho. Lançada em 2022, ela têm 3 pisódios onde o espectador acompanha as investigações em torno do golpista que utilizava-se dessa identidade falsa.

Acompanhamos as investigações sobre um golpista que destruiu famílias aplicando esquemas por meio de uma identidade falsa.

Vídeo incorporado do YouTube

7. Na Rota do Dinheiro Sujo, na Netflix

Na Rota do Dinheiro Sujo é um documentário americano, do vencedor do Oscar Alex Gibney, em formato de minissérie, e que conta histórias de corrupção corporativa nos EUA. É uma obra original da Netflix, que lançou todos os 6 episódios de uma vez em janeiro de 2018.

Vídeo incorporado do YouTube

8. Tonelada$ - Assalto ao Banco Central, na Netflix

Na série documental original da Netflix conhecemos a investigação sobre um dos assaltos que marcaram a história do país: em agosto de 2005, mais de 160 milhões de reais foram roubados do Banco Central em Fortaleza, no Ceará. O crime ficou conhecido pela engenhosidade dos responsáveis, que cavaram um túnel de 80 metros de comprimento até o cofre da instituição.

A produção conta com três episódios carregados de imagens de arquivo e depoimentos inéditos dos policiais e criminosos envolvidos, que recriam os momentos mais importantes da busca que durou cinco anos. A extensão do caso por tanto tempo desencadeou uma série de outros problemas, como sequestros, assassinatos, agentes infiltrados e compras suspeitas em dinheiro vivo. Além disso, a série traz os detalhes mirabolantes de como os bandidos conseguiram entrar dentro do cofre de um banco tão seguro, revelando o plano minucioso que colocaram em prática.

Vídeo incorporado do YouTube