Pouco mais de uma semana após sofrer um ataque hacker em seu sistema, a rede de lojas Renner (LREN3), divulgou um comunicado na noite dessa segunda-feira, 30 de agosto, atualizando o mercado, os clientes e os acionistas sobre o reestabelecimento de seu sistema.

Segundo o documento, a empresa continua trabalhando na execução do plano de proteção e recuperação das operações. As lojas físicas seguem abertas e funcionando normalmente, e o e-commerce foi reestabelecido ainda nos dias 21 e 22 de agosto, conforme comunicado que já havia sido divulgado no dia 24.

Além disso, na última semana também foram reestabelecidas as operações dos centros de distribuição e backoffice e a companhia destacou que "não há qualquer evidência de vazamento de informações ou dados pessoais, em nenhum dos seus negócios".

O documento termina destacando que "as equipes da Companhia e os profissionais externos contratados permanecem mobilizados a seguir o plano de proteção e recuperação após o incidente, adotando todos os protocolos de controle e segurança e dando sequência ao trabalho de apuração, documentação e investigação sobre o ocorrido".

Não houve negociação com criminosos

No comunicado divulgado anteriormente, as Lojas Renner haviam destacado também que, ao contrário do que chegou a ser divulgado na internet, não houve qualquer tipo de negociação com os criminosos que realizaram o ataque hacker.

Segundo essas informações que circularam na internet, os hackers teriam solicitado US$ 1 bilhão para fazer o desbloqueio do sistema. No entanto, a Renner não havia confirmado essa informação e na terça-feira passada, afirmou que "não fez nenhum contato com os autores desse ataque, tampouco negociou ou fez pagamento de resgate de qualquer espécie".

No fim da última semana, após o ataque, o site da rede de lojas e o aplicativo ficaram indisponíveis. Aqueles que tentavam acessar era recebidos pela mensagem da imagem. Créditos: Reprodução/Lojas Renner
No fim da última semana, após o ataque, o site da rede de lojas e o aplicativo ficaram indisponíveis. Aqueles que tentavam acessar era recebidos pela mensagem da imagem. Créditos: Reprodução/Lojas Renner

Trabalho continua

Apesar de a maior parte do problema ter sido resolvido, o trabalho ainda não terminou. O comunicado divulgado na semana passada informava ainda que as equipes da Renner "permanecem mobilizadas de acordo com o plano de proteção e recuperação, com todos os seus protocolos de controle e segurança, e com um trabalho de apuração, documentação e investigação sobre o ocorrido".

Qualquer novidade que surgir, a empresa afirmou que irá comunicar ao mercado.