Na última sexta-feira (25), o Banco Central da Rússia afirmou que está elevando o volume de dinheiro que disponibiliza aos bancos, de forma a reabastecer os caixas eletrônicos. Em suma, o ato visa manter a estabilidade financeira, depois que a Rússia invadiu a Ucrânia.

Para se ter ideia, a demanda por dinheiro na Rússia na última quinta-feira (24), foi de 111,3 bilhões de rublos (US$ 1,34 bilhão). Ou seja, foi a maior procura desde o mês de março de 2020, apontam os dados do banco central.

Ademais, os clientes de alguns bancos russos sob sanção do Ocidente, não vão mais poder usar os seus cartões no exterior. Além disso, não poderão usar os sistemas de pagamento de Apple e Google, afirmou o banco central.

Saques na Ucrânia

Na última quinta-feira (24), o banco central da Ucrânia suspendeu os saques em moeda estrangeira. Além disso, limitou a quantidade de moeda local, que as pessoas podem retirar de caixas eletrônicos nesta quinta-feira, após a invasão da Rússia derrubar os ativos.

As medidas aconteceram no instante em que as pessoas faziam filas para tentar conseguir dinheiro, água e comida em Kiev, e demais cidades, depois do ataque da Rússia à Ucrânia por terra, ar e mar. Em suma, é o maior ataque de um Estado a outro na Europa, desde a Segunda Guerra Mundial.

Ademais, alguns títulos soberanos em dólar da Ucrânia recuaram mais de 30 centavos de dólar. E muitos foram negociados abaixo de 40 centavos. Paralelo a isso, o banco central fixou a taxa de câmbio oficial da hryvnia. Em suma, a hryvnia sofreu quedas de quase 2 dígitos desde o começo do ano.

De forma a evitar a estabilidade do setor bancário, o banco central proibiu as transações cambiais transfronteiriças e o saques em dinheiro de moeda estrangeira. Além disso, suspendeu as compras em moeda estrangeira no mercado interbancário, mantendo intocadas vendas não-hryvnia.

Por fim, o presidente do banco central, Kyrylo Shevchenko, afirmou que o banco limitou os saques diários na moeda local a 100.000 hryvnias (3.356,67 dólares). E a recarga de carteiras eletrônicas também foi suspensa.