Em 2020, a pandemia de covid-19 alterou a realidade dos benefícios sociais pagos à população, desde adaptações em assistências já existentes até a criação de novos programas, como o Auxílio Emergencial, com a intenção de auxiliar os brasileiros, especialmente os mais pobres, no pagamento das despesas básicas.

O governo também lançou no ano passado, por meio de uma Medida Provisória, o Saque Emergencial do FGTS, tratando-se de parcelas de até R$ 1.045,00 pagas aos trabalhadores brasileiros com saldo em contas ativas e inativas do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço. Foram mais de 24 bilhões de reais pagos a milhões de brasileiros em 2020.

Desta forma, após a conclusão dos pagamentos de 2020, é intensa a espera e a procura pelo calendário do Saque Emergencial do FGTS para 2021, visto que a pandemia de covid-19 só fez aumentar nos últimos meses, atingindo forte as atividades econômicas e retraindo ainda mais a renda de muitos brasileiros. Entretanto, fontes oficiais disseram recentemente que o benefício não está previsto para este ano.

Calendário do Saque Emergencial do FGTS-2021: qual o cenário?

O fato é que não existe expectativa de liberação do saque do FGTS Emergencial em 2021. Segundo o ministério da economia, liderado por Paulo Guedes, o foco do governo para o decorrer do ano serão outras "medidas de apoio". Veja abaixo parte do comunicado divulgado:

"Não há liberações extraordinárias de saldos do FGTS sendo consideradas no momento. Outras medidas de apoio ao enfrentamento dos efeitos econômicos da pandemia estão sendo priorizadas", disse o Ministério da Economia em nota.


Além disso, segundo uma manifestação recente do Conselho do FGTS, publicada pelo jornal Folha de São Paulo, um novo ciclo de liberação do Saque Emergencial iria comprometer a sustentabilidade do Fundo.

O objetivo do FGTS Emergencial é auxiliar a população durante o estado de crise sanitária e econômica trazido pelo novo coronavírus, sendo que todo o pagamento foi organizado por um calendário oficial seguido pela Caixa Econômica Federal, responsável pela gestão dos recursos.

Quais benefícios sociais posso receber na pandemia?

Apesar da suspensão do pagamento do FGTS Emergencial, o governo segue mantendo o Auxílio Emergencial em 2021, com parcelas menores. Entretanto, o novo ciclo de pagamento só está disponível para quem já havia feito o cadastro em 2020.

Também segue ativo em 2021 o Saque-Aniversário do FGTS, um benefício que permite a retirada parcial do dinheiro do Fundo - no mês de aniversário do trabalhador. Sendo essa uma alternativa a quem estava esperando pelo Saque Emergencial, inclusive.

Outros benefícios mantidos pelo governo em 2021 para auxiliar a população pobre em meio à pandemia de covid-19 são:

  • Antecipação do 13º salário do INSS: destinado a quem está empregado há, no mínimo, 12 meses e tem conta de depósito com crédito salário na Caixa e a quem é aposentado ou pensionista permanente do INSS;
  • Benefício Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda (BEm): valor de até R$ 1.912,00 destinado a quem fechou acordo com empresas para reduzir a jornada de trabalho e do salário ou acordo para suspender as atividades de trabalho de forma temporária em meio à pandemia.