O saque extraordinário do FGTS já está sendo pago desde o dia 20 de abril de 2022 e segue até dia 15 de junho, conforme o mês de nascimento do trabalhador. A estimativa do governo é que 42 milhões de pessoas recebam o valor de até R$ 1 mil (pagamento máximo liberado para saque).

Esse valor pode ser retirado de qualquer conta ativa ou inativa do FGTS - Fundo de Garantia por Tempo de Serviço. Caso o trabalhador não tenha mais de R$ 1 mil somando todas as contas, ele irá não poderá sacar mais do que o limite estabelecido.

Saque extraordinário do FGTS: como se proteger dos golpes?

Mas uma coisa deve ser dita: como em todos os outros anos, os benefícios e as pessoas que os recebem, sempre acabam sendo alvo dos golpistas, portanto, é o momento de ter muita atenção. Confira o que é o saque extraordinário do FGTS e como ficar atento aos golpes.

O que é o saque extraordinário do FGTS?

O saque extraordinário do FGTS é um valor que os trabalhadores têm direito para sacar de suas contas ativas ou inativas do Fundo de Garantia. O nome "saque extraordinário" se dá pelo fato de que essa é uma situação específica, permitida por meio de decreto de lei, em que o trabalhador pode retirar o valor total ou parcial de suas contas.

Os casos de demissão por justa causa, estado de calamidade pública e saque-aniversário, são exemplos de outras situações em que é possível retirar o saldo do FGTS, mas elas já estão previstas em lei.

O que acontece é que, em função da pandemia, além desses casos, o governo está liberando mais esse saque a fim de injetar dinheiro na economia e auxiliar as famílias que, por causa da pandemia, ainda enfrentam dificuldades.

A data de retirada do saque extraordinário do FGTS segue um calendário baseado no mês de nascimento do trabalhador. Confira o calendário completo aqui.

Como se proteger dos golpistas envolvendo o saque extraordinário do FGTS?

É necessário ter cuidado com os valores que envolvem o benefício e isso vale desde uma simples consulta até no momento de transferir os valores para outras contas. Veja algumas dicas de cuidados que se deve tomar:

  • É no site oficial da Caixa Econômica Social que o trabalhador fica sabendo se tem direito ao saque e qual a data que o valor será creditado em sua conta poupança social digital;
  • Pelo aplicativo oficial do FGTS, o trabalhador consulta o valor que será liberado. O app está disponível para Android e iOS;
  • Assim que o valor estiver liberado, possível acessar a poupança social digital e ela pode ser movimentada através do app Caixa Tem, que também está disponível para Android e iOS;
  • A Caixa nunca envia mensagens pedindo senhas de aplicativos ou informações pessoais;
  • Nunca clique em links recebidos por SMS ou e-mail em nome da instituição financeira ou em nome do saque extraordinário do FGTS;
  • Vale lembrar que a CEF não pede confirmação de acesso de dispositivos por e-mail, SMS ou WhatsApp;
  • Em caso de receber alguma ligação sobre o saque extraordinário do FGTS, jamais forneça seus dados pessoais ou senhas, essa é uma das maneiras mais utilizadas pelos golpistas;
  • Algumas vezes, os golpistas entram em contato via telefone solicitando a entrega do cartão da conta bancária alegando estar vencido ou com algum problema na conta. Jamais forneça nenhum cartão para motoboy ou desconhecidos.