Os bancos e demais instituições financeiras brasileiras deverão liberar em até 12 dias úteis os valores que forem resgatados pelos cidadãos por meio da ferramenta Valores a Receber (SVR). A informação foi divulgada nessa semana pelo chefe do Departamento Institucional do Banco Central, Carlos Eduardo Gomes.

O Banco Central ressaltou ainda que os usuários terão a possibilidade de solicitar o resgate via Pix, conforme já havia sido anunciado em janeiro, quando o BC lançou a ferramenta. O valor médio a ser resgatados por CPF/CNPJ é de R$ 142,85.

O maior objetivo do SVR, segundo Carlos Eduardo, é ser um canal de comunicação que facilita o encontro do sistema financeiro com os clientes. "Existem instituições financeiras que não conseguem encontrar o cliente seja porque ele mudou de telefone, de endereço ou de cidade. Então pretendemos beneficiar esse encontro e a pessoa que tem um valor a receber", completou.

Calendário para resgates começa em março

A consulta ao sistema está liberada desde a segunda-feira, 14 de fevereiro, mas por enquanto é possível saber apenas se há valores a receber ou não. A partir de março, porém, terá início uma segunda etapa, de consulta aos relatórios que vão informar os valores disponíveis e o calendário de resgates.

As datas serão agendadas de acordo com o ano de nascimento da pessoa ou da criação da empresa, conforme calendário:

Data de nascimento (pessoa) ou de criação (empresa) Período de agendamento (consulta e resgate) Data de repescagem (para quem perder a data agendada)
Antes de 1968 7 a 11/3 12/3
Entre 1968 e 1983 14 a 18/3 19/3
Após 1983 21 a 25/3 26/3

O agendamento será feito das 4h às 14h ou das 14h às 24h. Se você esquecer ou perder a data e o período, você deverá consultar novamente e receber uma nova data.

Além disso, para aqueles que perderem a data haverá um período de pescagem (como mostra o quadro acima). Se essa segunda data também for perdida, o usuário poderá consultar ou solicitar o resgate do saldo existente somente a partir de 28/03/2022.

O fato é que, dessa forma, aqueles que solicitarem o resgate já no dia 7 de março, por exemplo, já deverão ter recebido o valor até o dia 23 de março. Já aqueles cujo prazo inicia no dia 14 de março, se solicitarem no mesmo dia, deverão receber o valor até o dia 30. E por fim, aqueles que solicitarem no dia 21, deverão contar com o dinheiro no máximo até o dia 6 de abril.

O que é o SVR

O Sistema Valores a Receber é uma nova ferramenta disponibilizada pelo Banco Central (BC). Ela deverá ajudar pessoas físicas e jurídicas a saber se elas têm dinheiro para receber de alguma instituição financeira.

A ferramenta está ligada ao sistema Registrato, lançado no início de 2021 pelo BC também, e que fornece relatórios sobre a relação dos cidadãos com as instituições financeiras, como financiamentos, chaves Pix, etc.

Como fazer a consulta?

Se você ainda não acessou o Sistema Valores a Receber, o primeiro passo é acessar o site valoresareceber.bcb.gov.br. O cidadão será direcionado para uma página com instruções sobre a ferramenta e nela haverá as indicações sobre onde clicar para consultar se tem valores a receber de instituições financeiras.

Clicando no local indicado, abrirá uma página onde o usuário deve preencher alguns dados. Então, clicando em consultar aparecerá o resultado e as orientações sobre como proceder.

Se não houver nenhum valor disponível, o cidadão será orientado a realizar nova consulta a partir do dia 2 de maio de 2022. Se houver valores a receber, então a orientação será sobre como resgatar o valor numa data futura.

Login Gov.br é necessário na segunda etapa

O resgate dos valores será a partir das datas apresentadas acima mas é importante saber que a partir desse segundo momento o cidadão precisará do login Gov.br - nível ouro ou prata - para consultar o relatório detalhado.

Veja o passo-a-passo para consultar e resgatar os valores na data e período de seu agendamento:

  1. Se você ainda não tiver login Gov.br, faça seu cadastro gratuito no site Gov ou pelo App Gov.br (Google Play e App Store). Você vai precisar de um cadastro Gov.br nível prata ou ouro para consultar e solicitar os recursos na data e período agendados ou na repescagem. Não será possível acessar o sistema com login Registrato;
  2. Volte no site valoresareceber.bcb.gov.br na data e período informados e use seu login Gov.br para acessar o sistema, consultar e solicitar o resgate do saldo existente;
  3. Se você perder sua data e período de resgate, acesse o valoresareceber.bcb.gov.br no sábado da repescagem das 4h às 24h, de acordo com o calendário acima;
  4. Se também perder seu sábado de repescagem, vá até valoresareceber.bcb.gov.br a partir de 28/03/2022 e use seu login Gov.br para acessar o sistema, consultar e solicitar o resgate do saldo existente.