Na Bolsa de Valores é possível encontrar várias formas para investir, e na maioria o prazo é um fator bem importante, já que existe a possibilidade de comprar e vender ações no mesmo dia, conhecido como Day Trade. Também é possível manter essas ações por meses, anos e até décadas.

Porém, para aqueles que não querem fazer Day Trade mas desejam focar no médio prazo, existe a operação na Bolsa de Valores conhecida como Swing Trade, que não passa de algumas semanas.

Veja a seguir o que é o swing trade, suas vantagens, seus riscos, e outros detalhes para aplicar na Bolsa.

Swing trade: o que é e como funciona

O que é swing trade?

Traduzido para o português, Swing Trade significa "comércio de balanço". Swing trade são operações de compra e venda de ações ou de outros ativos de renda variável, com o objetivo de curto e médio prazo. É um tipo de investimento na B3 que tem duração entre dois dias e algumas semanas.

O Swing Trade aproveita quando os ativos financeiros oscilam nos preços em determinados períodos de tempo. Isso significa que os investidores compram essas ações com a esperança delas valorizarem no curto e médio prazo.

Assim, é possível ter lucro com a venda do ativo por um preço superior ao que foi pago e recebendo o valor mais rápido do que um investimento de longo prazo.

Para aqueles que praticam esse tipo de operação são chamados de "Swing Trader".

Como funciona o swing trade?

Acompanhando as tendências do mercado financeiro é a forma para ganhar dinheiro com o Swing Trade, aproveitando as variações dos preços, identificando quais ativos podem estar se valorizando no prazo de dias ou de semanas.

Para conseguir encontrar essa tendência é necessário usar a análise técnica, também conhecida como análise gráfica, é observado gráficos com os históricos dos valores dos ativos. No momento que são analisadas as altas e baixas, é possível decidir a compra e venda desses ativos.

A estratégia do Swing Trade pode ser realizada com ações e outros ativos, podendo ser contratos futuros e opções.

Vantagens do swing trade

Comparado ao Day Trade, a maior vantagem do Swing Trade está no tempo de duração, já que ele não exige uma dedicação exclusiva para quem investe. Com ele, o investidor consegue conciliar as análises com outras atividades, mesmo que isso não faça reduzir a atenção aos seus investimentos.

O fato do prazo ser alguns dias ou semanas também ajuda o investidor ter certeza de que a tendência esteja realmente em alta e que vá se concretizar, dando margens para as manobras, como um papel que esteja caindo muito, por exemplo.

Uma outra vantagem está no custo inferior comparado ao Day Trade. O investimento em ações pode conter algumas tarifas, como taxa de corretagem (algumas corretoras já zeraram), e taxas que a B3 cobra. Esses valores são cobrados em cada operação. Por esse motivo, os investidores que realizam Day Trade necessitam de um valor maior por causa das tarifas. Como no Swing Trade é feito menos operações, o custo é menor.