Para os contribuintes que precisam declarar o Imposto de Renda para a Receita Federal em 2022, o prazo já começou e, caso você tenha investido em fundos imobiliários (FIIs) no ano passado, saiba que também é preciso informar.

É importante lembrar que os FIIs são uma modalidade de aplicação financeira coletiva, onde vários investidores podem investir no mesmo fundo. Conforme a política de investimentos dos FIIs, o investidor aplica seu dinheiro em empreendimentos imobiliários ou outros investimentos do mesmo setor.

As aplicações mais comuns para essa modalidade estão em empreendimentos em hospitais, prédios comerciais, shoppings, entre outros. Também é possível aplicar em ativos como LCIs (Letras de Crédito Imobiliário) e CRIs (Certificados de Recebíveis Imobiliários).

Mas você sabe como é feita a declaração da tributação dos FIIs para o Imposto de Renda? Então confira na matéria abaixo.

Como declarar FIIs no IR?

Se você investiu em FIIs no ano anterior, é preciso incluir essas informações na sua declaração anual do IR. Uma das vantagens dos FIIs é que seus dividendos (rendimentos mensais) são isentos do pagamento do imposto de renda para pessoas físicas (essa modalidade é válida para casos de FIIs onde as cotas são admitidas às negociações exclusivas para bolsas de valores ou para mercado de balcão organizado).

Porém, se o investidor vender suas cotas do fundo com lucro, ele irá pagar 20% de imposto sobre essa operação. Assim, a tributação será recolhida no próximo mês que ocorrer a venda das cotas por meio do DARF.

Como declarar o investimento em FIIs no IR?

  1. Acesse a ficha "Bens e direitos" (vale lembrar que o valor em custódia, ou valor de aquisição ou de posição, é declarado aqui);
  2. No menu inicial, clique sobre ela;
  3. Após, clique em "Novo" para inserir os dados de cada FII;
  4. Escolha o grupo "07" - Fundos;
  5. Depois, selecione o código "03 - Fundos de investimento imobiliário";
  6. Detalhe se você é titular ou se existe outros dependentes a quem pertence o bem ou direito;
  7. Digite o CNPJ do FII, que é encontrado no Informe de Rendimentos do FII ou no site da B3;
  8. Na opção "Discriminação", adicione os dados do FII, como: número de cotas atual, nome completo e CNPJ do fundo e valor total de aquisição;
  9. No campo "Situação", insira o custo total (custo de aquisição médio das cotas e multiplique por quantos tinha no último dia do ano).

Vale ressaltar que o valor que deverá ser informado não é o valor atual das cotas, e sim quanto custou o investimento. Assim, tenha em mãos o custo da aquisição, que poderá ser encontrado nas notas de corretagem ou pelo CEI (Canal Eletrônico do Investidor).

Caso você tenha comprado fundos pela primeira vez no ano passado, o campo "situação" deve permanecer zerado e ser preenchido apenas o segundo campo, que consta a data do último dia do ano.

Como declarar proventos de FIIs no IR?

Para essa modalidade, o governo federal isenta pessoas físicas de pagar IR sobre o rendimento do dinheiro que os FIIs pagam todos os meses para os cotistas como resultado dos aluguéis recebidos. Porém, essa isenção só ocorre para proventos recebidos. Caso você venda uma cota de FII com lucro, será necessário pagar o IR no próximo mês da venda das cotas.

Confira o passo a passo para fazer a declaração anual dos proventos recebidos no IR:

  1. Acesse "Rendimentos isentos e não tributáveis";
  2. Clique em "Novo" e informe todos os proventos que foram recebidos;
  3. Escolha o código 26 ("Outros");
  4. Insira as informações que o sistema solicita, como:
  • tipo de beneficiário;
  • beneficiário;
  • CPF ou CNPJ da fonte pagadora;
  • nome da fonte pagadora, valor e descrição;
  • digite "Dividendos recebidos do FII (nome do FII)";

5. Clique em "Ok" para finalizar o registro.