Para muitos, a espera do saldo no cartão do vale alimentação faz toda a diferença no orçamento, já que com ele é possível fazer compras em mercados e supermercados. Muitas vezes, é com essas compras que o funcionário leva seu almoço ou lanche pronto de casa.

O problema é que muitas vezes esse crédito dura apenas alguns dias. Poucas compras depois e os cartões já estão zerados. Será que tem como fazê-los durar um pouco mais? Será que tem como cuidar para que eles durem o mês inteiro? Veja abaixo.

O que é o vale-alimentação?

O vale alimentação (ou também chamado de VA), é um benefício que as empresas oferecem para seus colaboradores para que eles possam fazer compras de alimentos em mercados ou locais que aceitem a forma de pagamento. A intenção do vale é que o empregado possa estar realizando compras de alimentos sem precisar mexer no seu salário mensal,

Ele surgiu depois que a Lei n° 632 foi criada pelo Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), junto com o Ministério Público, Ministério da Fazenda e o Ministério da Saúde. Sua intenção foi fortalecer a alimentação e outras qualidades para os colaboradores.

Como funciona o vale-alimentação?

O cartão ou o vale-alimentação é entregue em forma de alimento ou benefício em crédito, não sendo permitido que a empresa deposite o valor do vale-alimentação em dinheiro na conta do funcionário, garantindo que esse valor seja exclusivo para as refeições do colaborador.

Todos os meses, a empresa deposita um valor de crédito no cartão, que deve ser utilizado para compras de alimentos. Muitas pessoas complementam usando ele para as compras de supermercado do mês e levam comida pronta para seu almoço.

Mas como fazer para que esse valor dure até o fim do mês, sem que precise utilizar do seu salário para a alimentação? O correto é fazer um planejamento alimentar para que o vale dure. Com o planejamento de gastos e acompanhamento é que você saberá quanto gastar e onde utilizar o vale para que os créditos sejam poupados.

Dicas de planejamento de gastos:

  • Faça um cardápio (para você ou sua família) para 15 ou 30 dias;
  • Não esqueça de fazer uma lista de compras com base no cardápio e leva-a na hora das compras;
  • Cuide sempre o prazo de validade dos alimentos e compre apenas o que estará na validade dentro daquele período;
  • Priorize o que vai estragar ou vencer antes quando for cozinhar.

        Veja também algumas dicas para quem utiliza vale-refeição (aceito em restaurantes e lanchonetes).

        Dicas de redução de gastos:

        • Nunca chegue ao restaurante com muita fome. Tente fazer um lanchinho entre as refeições;
        • Se você quer poupar nos gastos e para melhor planejamento alimentar, dispense bebidas como refrigerantes, pois seu valor é maior e ainda atrapalha na sua digestão;
        • Alguns cartões têm parcerias com alguns estabelecimentos. Confira sempre no aplicativo de seu cartão se existe alguma promoção vigente;
        • Opte sempre pelos restaurantes que vendem por quilo, já que eles podem ser uma boa saída para que você economize seu vale.