Investidores que gostam de Fundos de Investimento Imobiliário (FIIs), atenção: uma novidade deve ser lançada em breve graças a uma parceria entre a Vibra Energia (VBBR3) e a Prisma Capital. Ela foi anunciada na manhã dessa segunda-feira, 7 de fevereiro.

Segundo o Fato Relevante publicado pela Vibra, ambas as empresas assinaram um acordo de investimentos com o objetivo de guiar a constituição de um Fundo de Investimento Imobiliário (FII) que receberá o aporte de imóveis da Vibra, todos eles postos com a bandeira Petrobras.

Segundo o documento, a assinatura desse acordo "representa uma importante etapa no processo de desmobilização e otimização de sua carteira de imóveis, com o objetivo de maximizar a geração de valor para a Companhia bem como seguir melhorando seus indicadores ESG. Trata-se de uma operação inovadora no mercado Brasileiro, com capilaridade nacional, englobando o aporte e a gestão profissional de uma carteira de até 238 imóveis", destacou a Vibra.

Operação em três etapas

A operação prevê a monetização dos imóveis em três etapas. Veja quais são elas:

  • Primeiro, haverá o aporte dos imóveis no fundo pela companhia, com a posterior aquisição pela Prisma Capital de 15% das cotas, com esta assumindo a gestão operacional da carteira do fundo;
  • Depois, a operação prevê a possibilidade de monetização imediata de parte dos imóveis, antes mesmo do aporte dos mesmos no fundo, através da venda direta aos atuais operadores dos postos. Em ambos os casos, a operação estipula salvaguardas contratuais para que os postos se mantenham com a bandeira da companhia;
  • Por fim, o fundo poderá ser listado no mercado e oferecido a investidores e público em geral através de uma oferta pública, havendo assim a monetização integral ou parcial do fundo, observadas as janelas oportunas de mercado.

De acordo com o acordo, o prazo final para o aporte desses imóveis no fundo vai até dezembro de 2023. Já a listagem no mercado e liberação para o público geral, está prevista para janeiro de 2024.

O Valuation de entrada implícito na transação avalia a totalidade dos imóveis em R$ 643,6 milhões.

"Entendemos que a combinação de uma gestão ágil e dedicada de uma gestora profissional, como a Prisma Capital, com a envergadura e força comercial da Vibra, deverá propiciar ganhos e sinergias importantes para a Companhia e seus parceiros comerciais, que deverão se traduzir ainda em upsides adicionais quando da listagem do fundo", disse ainda a Vibra.

Vale destacar, porém, que a constituição efetiva do FII ainda está sujeita a outras condições precedentes usuais nessa espécie de operação.

O que é um FII?

Um fundo imobiliário é uma espécie de "condomínio" de investidores, que reúnem seus recursos para que sejam aplicados no mercado de forma conjunta no mercado imobiliário. A dinâmica mais tradicional é que o dinheiro em questão seja usado na construção ou na aquisição de imóveis, que depois sejam locados ou arrendados. Sendo assim, os ganhos obtidos com estas operações são divididos entre os participantes, na proporção em que cada um aplicou.