A Vibra Energia (VBBR3) e a Americanas (AMER3) anunciaram nesta terça-feira, 1º de fevereiro, que as companhias fecharam a operação de parceira que consiste na criação de uma nova sociedade, operação chamada de Joint Venture (JV).

Segundo o documento divulgado, a parceria entre Vibra e Americanas tem por objetivo uma exploração do negócio de lojas de pequeno varejo, dentro e fora de postos de combustíveis, através das redes de lojas: Local e BR Mania.

Para essa operação, as companhias realizaram a constituição da sociedade Vem Conveniência, cujo capital é igualmente dividido entre Americanas e Vibra, ambas com participações de 50% na nova empresa, que, entretanto, terá uma estrutura de gestão e governança corporativa própria.

Vem Conveniência já nasce com mais de 1,2 mil lojas

Com a parceria, virá ao mercado a Vem Conveniência, que possui uma rede de 55 lojas de pequeno varejo instaladas fora de postos de combustíveis, bem como 1.202 lojas de pequeno varejo dentro de postos de combustíveis, por meio de operações realizadas por franqueados.

Conforme detalha o documento divulgado, a marca da BR Mania será mantida nas lojas dos postos de combustíveis, enquanto as lojas fora dos estabelecimentos utilizarão a marca Local. A parceria entre Vibra e Americanas ainda prevê operação tanto das lojas de pequeno varejo franqueadas quanto das unidades próprias.

"A Parceria visa oferecer uma nova proposta de valor a consumidores, franqueados, revendedores e atendentes de lojas, contando com o somatório de forças da Vibra e da Americanas, que compreende ampla experiência de varejo no mercado brasileiro, uma rede de pontos de venda com capilaridade nacional, escala e estrutura de suprimentos e logística, tecnologia e atuação no varejo digital, além de marcas reconhecidas, e representa um importante passo para a expansão no mercado de lojas de pequeno varejo no Brasil.", disseram Vibra e Americanas em seus respectivos comunicados.

Tramitando há um tempo, o fechamento da operação ocorre após o cumprimentos das condições necessárias, o que inclui a aprovação prévia do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), em 30 de dezembro de 2021, sendo a palavra final.

- Confira o documento divulgado pela Vibra e pela Americanas na íntegra.

4T21: veja quando Vibra e Americanas divulgam relatórios

No Brasil, a expectativa para os resultados do quarto trimestre de 2021 (4T21) está grande. Isso porque os investidores e analistas terão em mãos dados completos sobre o desempenho das empresas da Bolsa de Valores de São Paulo (B3) no ano passado, o que envolve a crise da covid-19 e o avanço da vacinação.

Nessa temporada de resultados, no próximo dia 24 de fevereiro a Americanas lança ao mercado seus balanços. Por sua vez, a Vibra Energia vai divulgar seu relatório do 4T21 mais tarde, em 23 de março.