Com a proximidade do fim de ano, é costume criar promessas ou renovar as mesmas, para o novo ano que se aproxima. E para 2022, não é diferente. Entretanto, é necessário transformar os planos, ideias, e promessas em metas. Somente assim, elas podem realmente sair do papel.

Para isso, você precisa criar uma lista que contemple vários pontos da vida a serem otimizados no decorrer do ano. Por exemplo: O que você deseja para 2022, no nível profissional? O que você quer alcançar na vida pessoal? Como e com quais ferramentas você vai se organizar?

Além disso, é necessário pensar o que você pode fazer hoje, mês que vem, e no final do ano? Quais os seus hábitos que são necessários rever, e mudar? Como você se vê neste final de ano? Por onde você começa? Após fazer essa lista e responder as perguntas, os seus caminhos poderão ser mais claros. Para te ajudar, confira abaixo, 6 metas financeiras possíveis para 2022.

6 metas financeiras possíveis para 2022

Em suma, as metas de 2022 não servem apenas para você começar bem o ano, mas também, para cuidar do seu bem estar. Por isso, acompanhe abaixo, 6 metas financeiras importantes.

1. Não corte todos os seus gastos de lazer

A primeira meta para a sua saúde financeira em 2022, é não cortar todos os gastos relacionados ao que te faz feliz. Ou seja, gastar com essas coisas, faz parte da rotina, e não devem ser descartados.

Em suma, se privar totalmente dessas atividades pode tornar tudo mais difícil. Entretanto, isso não significa que você deve gastar além do seu orçamento. Sendo assim, uma das chaves fundamentais é ter equilíbrio, e criar um planejamento que considera os gastos com lazer.

2. Perca o medo de fazer perguntas

Falar de dinheiro é um assunto complicado para a grande maioria das pessoas. Falar de dinheiro com quem parece compreender mais sobre o assunto, pode ser intimidador.

Por isso, uma boa meta é perder o medo de questionar o gerente do banco, ou o atendente de qualquer serviço financeiro. Dessa forma, você pode tirar as suas dúvidas nos mínimos detalhes. Inclusive, não aceite assinar um contrato, sem a clareza total das informações descritas no documento.

3. Crie uma rotina para guardar dinheiro

Em 2018, a principal meta financeira das pessoas para 2019, era guardar dinheiro (57%), de acordo com uma pesquisa da CNDL (Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas).

Entretanto, o grande problema dessa meta, é que ela é abrangente demais, e assim, fica complicado dar o primeiro passo. Uma boa estratégia é quebrar a meta em algo mais palpável, como criar uma rotina. Um exemplo disso, é guardar dinheiro toda semana, ou todo mês.

4. Renegocie as suas dívidas

A mesma pesquisa da CNDL mostra que a 2ª meta dos brasileiros para 2019 era sair do vermelho (37%). E aqui, mais uma vez, nos deparamos uma meta boa, porém abstrata.

Um meio de dar o primeiro passo é colocar como meta a renegociação de dívidas já existentes. Dessa forma, você consegue reduzir os juros que está pagando, e pode encontrar uma parcela que melhor se encaixe na sua rotina. Sendo assim, renegociar as dívidas pode ser a sua 1ª meta financeira de 2022.

5. Monte um orçamento

Embora pareça difícil, montar o orçamento de casa, ou para o seu projeto de vida é muito simples, e pode ser feito sem necessitar de uma ferramenta específica. O mais importante é saber qual é a sua renda de casa, e quais os custos básicos de manutenção.

6. Não deixe o dinheiro parado, ou sendo consumido por taxas

Em suma, as contas correntes não são o melhor lugar para deixar o seu dinheiro. Afinal, nelas, não existe nenhum tipo de rendimento. Além disso, esse e outros tipos de contas sofrem o desconto mensal de taxas e tarifas de manutenção.

Sendo assim, uma boa meta para 2022, é rever os custos escondidos que corroem o seu orçamento, bem como cortar os serviços que não fazem sentido. Como alternativa, existem diversas contas digitais sem tarifas, nas quais pode render o seu dinheiro.