O Brasil conta com uma diversidade de energia incomparável. Além do potencial energético presente nas reservas de água do país, também há os sistemas de energia eólica, solar, térmica e até nuclear.

O problema é que mesmo com esse grande número de fontes energéticas a serem exploradas, o valor do watt-hora é um dos mais altos do mundo. Sendo assim, é importante encontrar formas de economizar energia elétrica.

Um dos melhores jeitos de diminuir o consumo é conhecendo os aparelhos domésticos que mais consomem energia elétrica. Sendo assim, confira abaixo, a lista com os campeões de consumo.

8 eletrodomésticos que mais consomem energia elétrica na sua casa

Em suma, os eletrodomésticos que mais consomem energia elétrica, são:

  1. Ar-condicionado;
  2. Aquecedores;
  3. Chuveiro elétrico;
  4. Fogão elétrico;
  5. Geladeira;
  6. Freezer;
  7. Lava-louças;
  8. Maquina de lavar.

Embora sejam aparelhos eletrodomésticos bastante comuns na cada dos brasileiros, eles contribuem de forma considerável para o aumento da conta de luz. Sendo assim, confira abaixo, como cada um deles interfere no valor da sua conta.

1. Ar condicionado

As temperaturas elevadas levam ao consumo elevado do ar-condicionado. Entretanto, o aparelho consome muita energia, em especial quando precisa climatizar grandes áreas.

Em suma, existem formas de ajudar a reduzir o gasto de energia:

  • Auditoria energética;
  • Instalação de isolamento;
  • Calafetagem;
  • Novos aparelhos de ar-condicionado atingem níveis de mais de 98% de eficiência.

2. Aquecedores

Uma das formas de reduzir o consumo desses dispositivos é fazer uma auditoria energética, que pode informar aos proprietários da casa onde a energia está sendo perdida. Assim que identificar esses pontos, esforços podem ser realizados em partes específicas da casa, para garantir a eficiência do aquecimento.

3. Chuveiro elétrico

Para diminuir o consumo, é necessário controlar o tempo de banho, bem como a configuração do chuveiro. A recomendação é desligar o aparelho em dias quentes, e ligar somente nos dias frios. Outra alternativa, é instalar um sistema de aquecimento com energia solar. Isso pode diminuir o consumo do dispositivo sem prejudicar o conforto.

4. Fogão elétrico

Uma forma de economizar energia com o fogão elétrico, é controlar, de forma cuidadosa, o tempo de uso do dispositivo.

5. Geladeira

Em suma, as geladeiras são essenciais. Entretanto, consomem muita energia elétrica. Sendo assim, a única forma de economizar, é investindo em dispositivos mais novos.

6. Freezer

Assim como a geladeira, o freezer também têm um consumo de energia elevado. Para economizar, é necessário ver o isolamento do aparelho e cuidar para não deixar o mesmo em cômodos muito quentes.

7. Lava-louças

Apesar de ser prática, a lava-louças é um pesadelo no quesito de consumo de energia. O aparelho gasta muita luz, e a única forma de economizar, é maneirando no uso do aparelho.

8. Maquina de lavar

As máquinas de lavar consomem muita energia. Porém, um bom planejamento de lavagem podem diminuir o gasto com esse dispositivo. Sendo assim, é importante planejar cuidadosamente, a rotina de lavagem, para economizar luz.