No último sábado, 19 de fevereiro, os sites do Submarino e Americanas apresentaram instabilidades. E por conta disso, no último domingo, dia 20, a Americanas S.A., que controla as duas marcas, suspendeu parte dos seus servidores, por volta das 20h20 do horário de Brasília.

Desde então, os sites das duas marcas estão fora do ar. Isso ocorreu, após a companhia identificar um "acesso não autorizado". Sendo assim, quem tenta acessar uma das páginas, encontra um comunicado em que é citado o problema com o site, mas permanência no atendimento nas lojas físicas das marcas.

Em comunicado, a Americanas S.A. afirma que "voltou a suspender proativamente parte dos servidores do ambiente de e-commerce na madrugada deste domingo (20/02) e acionou prontamente seus protocolos de resposta assim que identificou acesso não autorizado".

Americanas e Submarino ficam fora do ar após suspeita de ataque hacker

Ao acessar o site da Americanas, o cliente se depara com a seguinte mensagem:

Créditos: Reprodução/Americanas

Enquanto isso, quem tenta acessar o site Submarino, encontra este comunicado:

Créditos: Reprodução/Submarino

No seu comunicado a Americanas S.A. declarou que "atua com recursos técnicos e especialistas para avaliar a extensão do evento e normalizar com segurança o ambiente de e-commerce o mais rápido possível".

Por fim,"A companhia reitera que trabalha com rígidos protocolos para prevenir e mitigar riscos. As lojas físicas não tiveram suas atividades interrompidas e permanecem operando".

Em suma, na manhã do último sábado, os usuários relataram nas redes sociais que encontraram problemas para acessar os sites das lojas. Horas depois, a Americanas S.A. disse que "suspendeu preventivamente parte dos servidores na madrugada de sábado após identificar risco de acesso não autorizado".

Além disso, no comunicado de sábado, a empresa afirmou que não ocorreu nenhuma evidência de comprometimento das suas bases de dados.