A conta do Nubank, antiga Nu Conta, é excelente para que os clientes da fintech possam guardar seu dinheiro e deixá-lo rendendo diariamente, com muita facilidade e sem burocracia. Uma das funções mais interessantes da conta digital, é a função ''Guardar Dinheiro''. Com ela, o usuário pode guardar uma quantia que fica separada do saldo disponível para uso e rende, automaticamente, 100% do CDI, mais do que a poupança. Entretanto, agora com a nova função ''Resgate Planejado'', o Nubank diz que a função Guardar Dinheiro pode render até 118% do CDI.

Nova opção Resgate Planejado

A nova função chamada Resgate Planejado foi lançada recentemente pelo Nubank e ainda se encontra em fase de testes. Com ela, o usuário tem a opção de escolher a data para resgate do dinheiro que havia deixado guardado. Assim, o rendimento depende do tempo em que o cliente deixou o dinheiro guardado.

A nova opção pode ser encontrada dentro da função Guardar Dinheiro, onde o usuário separa o dinheiro do dia a dia daquele dinheiro que será guardado. Mas afinal, o que é a nova função Resgate Planejado?

Essa nova função permite ao usuário organizar melhor o seu dinheiro dentro da conta do Nubank. Desta forma, aquele dinheiro que não precisa ser mexido a curto prazo, poderá render por mais tempo e com uma taxa muito melhor. Quanto maior o tempo escolhido para deixar o dinheiro guardado, maior será o rendimento.

Isso porque, a nova opção permite que o usuário escolher uma data de resgate de até dois anos, contada a partir da data de depósito. Além disso, o rendimento do dinheiro vem em curva crescente. Desta forma, conforme o tempo guardado, o rendimento aumenta muito. Para o resgate na data máxima de 2 anos, o dinheiro pode render até 118% do CDI.

Devemos salientar que não existe um valor mínimo para guardar dinheiro usando a função Resgate Planejado e todos os depósitos têm uma cobertura do FGC (Fundo Garantidor de Créditos) de até R$ 250 mil por CPF.

Devemos lembrar novamente que a nova opção ainda está em fase de testes. Além disso, o usuário deverá ficar ciente que neste primeiro momento não poderá resgatar o dinheiro antes da data estipulada.

Como usar a opção Resgate Planejado?

Segue o passo a passo:

  1. Entrar na função Guardar Dinheiro, dentro do painel da conta do Nubank;
  2. Digitar o valor que você deseja guardar;
  3. Selecionar uma das opções de datas apresentadas, cada uma com um rendimento diferente;
  4. Confirme a operação com a sua senha de 4 dígitos.

E o Imposto de Renda, como é cobrado?

Conforme diz o Nubank, o Imposto de Renda é cobrado automaticamente sobre os rendimentos na data de resgate do seu depósito. Ou seja, o usuário só paga imposto sobre o que render, e não sobre o valor que depositar.

É importante lembrar que, quando você guarda dinheiro usando a função Resgate Planejado, é como se o usuário tivesse feito um novo depósito na conta do Nubank. Por isso, o Imposto de Renda será cobrado sobre o período que foi escolhido deixar seu dinheiro dentro da opção Resgate Planejado.

As porcentagens (alíquotas) do Imposto de Renda são iguais às do demais depósitos na conta do Nubank: quanto mais tempo o dinheiro fica na conta, menor é a cobrança. É a chamada tributação regressiva: ela começa em 22,5% para retiradas feitas em até 180 dias do depósito e termina em 15%, para retiradas a partir de 721 dias.

Quem pode testar a função Resgate Planejado?

Como dito anteriormente, a nova função ainda está em fase de testes e apenas alguns membros da comunidade oficial do Nubank foram contemplados.

Então, o que achou da nova função?