O banco digital Nubank vem revolucionando o modo como as pessoas lidam com seu dinheiro e uma nova alternativa de investimento foi divulgada recentemente. O banco de pagamentos liberou no dia 24 de setembro o recurso chamado Resgate Planejado, atrelado à opção "guardar dinheiro" da conta digital, que é vantajoso para quem tem um dinheiro sobrando e deseja buscar taxas melhores de retorno no médio e no longo prazo.

A novidade, que está na primeira fase de testes, permite que a quantia fique depositada enquanto rende mais do que 100% do Certificado de Depósito Interbancário (CDI), que será explicado abaixo. Mas vale adiantar que quanto mais tempo o dinheiro ficar parado na conta, mais alto será o retorno.

Como funciona o Resgate Planejado do Nubank?

No Resgate Planejado, é permitido escolher qualquer quantia para deixar guardada na conta por um tempo determinado. Sendo que, quanto maior for a data de resgate escolhida, mais alto será o rendimento da aplicação.

Funciona assim: você escolhe o valor e o tempo que o dinheiro ficará depositado; quando chegar a data de resgate, o Nubank vai disponibilizar automaticamente os ganhos no saldo da opção Guardar Dinheiro do aplicativo.

Desta forma, para ter acesso ao Resgate Planejado, é preciso abrir uma conta digital do Nubank, que não possui tarifas bancárias.

"É importante dizer que, nesta primeira fase de testes, todo o dinheiro dentro da função Resgate Planejado não poderá ser resgatado antes da data escolhida pelo usuário. Por isso, ter um planejamento é essencial", alerta o banco Nubank.

Quais as taxas?

O dinheiro depositado no Resgate Planejado rende mais do que 100% do CDI, um indicador que define o rendimento anual de vários investimentos, sendo sempre acompanhado pela taxa básica de juros, a selic. Por exemplo, de janeiro a agosto de 2020, o CDI acumulou-se em 2,12%.

Quando o Resgate Planejado foi lançado para apenas uma parcela de clientes, em agosto, os rendimentos eram os seguintes:

  • 113% do CDI para resgate em agosto de 2021;
  • 115% do CDI para resgate em fevereiro de 2022 e;
  • 118% do CDI para resgate em agosto de 2022.

De outro lado, será descontada uma porcentagem do rendimento do Resgate Planejado, como cobrança do imposto de renda. Neste caso, quanto mais tempo o dinheiro fica guardado, menor será a cobrança. "É a chamada tributação regressiva: ela começa em 22,5% para retiradas feitas em até 180 dias do depósito e termina em 15%, para retiradas a partir de 721 dias", explica o Nubank.

O Resgate Planejado tem seguro?

Conforme o banco digital, todos os depósitos, de até R$ 250 mil por CPF, feitos no Resgate Planejado serão devidamente assegurados pelo Fundo Garantidor de Créditos (FGC).

Compartilhe esta notícia com amigos e familiares pelas redes sociais que queiram investir com taxas melhores e seguras de retorno.