A portabilidade de chave PIX é uma opção criada para dar mais liberdade para o correntista, que poderá alterar a chave associada a uma conta corrente para realização de transações do Pix de um Banco para outro. No seu lançamento, o PIX gerou muitas dúvidas sobre o seu funcionamento por ser um sistema novo, no qual chegou para facilitar a forma de transferências e pagamentos.

O que é PIX?

O PIX é um sistema inovador, onde o usuário de pessoas físicas e jurídicas movimentam valores entre contas bancárias.

Seu foco principal é possibilitar a transferência de valores de forma praticamente instantânea, onde os valores são transferidos em apenas alguns segundos.

Ele também permite que as transações sejam feitas em qualquer horário ou dia do mês. Antes do PIX, as compensações bancárias não eram realizadas em dias de feriados ou fins de semana.

O PIX não tem intenção de substituir totalmente o TED, DOC, boleto bancário ou cartão de crédito e débito, mas servir como uma nova opção para os usuários de bancos escolherem como querem realizar seus pagamentos.

Vale lembrar que apenas os bancos com mais de 500 mil clientes terão obrigação de oferecer o PIX para os consumidores.

Como funciona a chave do PIX?

Tecnicamente, a chave PIX é um código que identifica uma pessoa ou empresa dentro do sistema PIX.

Funciona da seguinte forma: o cliente do banco que aderiu ao sistema PIX pode emitir ou receber pagamento desse tipo.

Para facilitar todo o processo, em vez da pessoa que irá receber informar os dados bancários, ela informa apenas a chave PIX, sendo o código ou apelido criado pelos usuários.

O PIX não é obrigado a obter. Ele é apenas uma alternativa, caso o usuário não queira usar os métodos tradicionais de transações.

No PIX, o usuário tem 4 tipos diferentes de chaves para movimentação dos valores. São elas:

  • CNPJ ou CPF do titular;
  • endereço de e-mail;
  • número de telefone celular;
  • chave aleatória criada pelo usuário.

Como realizar a portabilidade de chave Pix?

Deve ser feita a solicitação de portabilidade no banco em que o usuário irá trazer a chave. No momento que for solicitada a portabilidade, o banco onde consta a chave cadastrada irá enviar uma notificação para que a portabilidade seja aceita.

Como acontece com a portabilidade de salário, por exemplo, os bancos serão vinculados para que o usuário receba suas transferências por intermédio da instituição bancária que já tem o código vinculado à sua outra conta.

Por que solicitar a portabilidade da chave Pix?

Essa alternativa oferece ao usuário do banco, sendo pessoa física ou gestor de empresa escolher a conta corrente do banco que melhor será para trabalhar com aquela chave.

Outro motivo para realizar a portabilidade, é centralizar todos os seus recebimentos em uma única conta, facilitando o processo de investimento de valores e o próprio pagamento de despesas.

Essa centralização pode ser necessária para que os empresários tenham diversas contas-correntes e acumulem todos seus recebimentos em uma única conta.